Qual o Melhor Travesseiro?

Se você me acompanha por aqui já leu em diversos artigos sobre os perigos ocultos nos produtos que usamos no dia a dia. É que para manter tudo mais conservado, são usados químicos que podem acabar prejudicando nossa saúde. Isso vale desde as tintas e o carpete de casa até o seu colchão e seu travesseiro!

Algumas fibras sintéticas, utilizadas na fabricação desses últimos, podem conter:

  • Fitalatos, causadores de câncer, presentes também em plásticos, cosméticos, panelas e muito mais.
  • BPAs, causadores de desregulação endócrina que leva à dominância estrogênica e perda da libido
  • Metais pesados, ​​como arsênico e mercúrio.
  • Produtos químicos retardantes de chamas, que foram ligados ao câncer e comprometimento do seu sistema imunológico.

Então, qual a solução? É simples. O que vale para nossa alimentação, vale também para os produtos de uso diário: quanto mais natural, melhor! Um travesseiro com fibras naturais é algo que você realmente deve passar a considerar. Veja alguns exemplos…

As melhores opções de fibras naturais para seu travesseiro

1 – Travesseiro de paina

A paina, que é a fibra da paineira, ainda costuma ser utilizada em alguns locais no interior do Brasil como enchimento de travesseiros. É um material semelhante ao algodão, que na verdade é o envoltório das sementes da árvore Ceiba pentandra. Fora do Brasil é chamada de “kapok”. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou com artesãos que trabalhem com a fibra.

2 – Milheto

O milheto é uma gramínea, geralmente utilizada como alimentação para o gado – que às vezes também é uma opção para humanos. Mas você sabia que também pode ser usado em travesseiros? Isso mesmo! Ele pode ser um enchimento que vai garantir um travesseiro macio, que preenche as regiões ao redor do pescoço e ombros a alivia a tensão nessa região.

3 – Casca de trigo sarraceno

Esta é outra opção um tanto quanto exótica e pouco conhecida das pessoas. A casca de trigo sarraceno faz um travesseiro um pouco mais firme, sendo possível ainda ajustar essa textura. Algumas pessoas podem não se adaptar, pois os movimentos da cabeça ocasionam certo barulho nas cascas, mas trata-se de uma opção totalmente orgânica, saudável e ecológica.

4 – Travesseiro com fibras de lã orgânica

Voltando para algo mais tradicional, a lã orgânica é uma boa pedida. É um enchimento de travesseiro arejado e naturalmente resistente aos ácaros. Apenas use uma boa fronha de algodão e preencha-a com as fibras de lã para se manter longe das espumas cheias de químico que são vendidas por aí.

5 – Algodão orgânico

Outro preenchimento simples e relativamente fácil de encontrar é o algodão orgânico. Para ter certeza da procedência do produto, sugiro que busque selos de certificação que garantam que é de fato orgânico. Você pode também usar uma fronha de algodão, e se encontrar alguma também orgânica, melhor ainda!

6 – Látex natural

Algumas das fibras naturais citadas acima podem gerar sintomas alérgicos em algumas pessoas, e nesses casos uma boa opção são travesseiros de látex natural. Nesse caso, também é fundamental checar a procedência do travesseiro para se certificar que se trata de um bom produto.

Com essas dicas certamente você terá um bom sono, livre de produtos químicos que podem estar em contato com seu organismo durante horas. Neste outro artigo, dou algumas dicas sobre o que levar em conta ao escolher o seu colchão. Lembre-se que passamos um bom tempo dormindo, e é preciso garantir a qualidade desse momento se quisermos ter uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link