Preocupado com o Glúten? Cheque suas Vitaminas!

Já comentei diversas vezes por aqui sobre o problema do glúten. Provavelmente contaram para você que ele deve ser evitado apenas por quem tem a doença celíaca, certo?

Bom, isso é de fato verdade. Esse tipo de intolerância é a mais grave, causando quadros de cólicas estomacais, dores e diarreia imediatamente ao se ingerir qualquer quantidade de glúten. A longo prazo, pode levar à depressão, problemas de memória, perda óssea e muito mais.

Acontece que certas pessoas apresentam algum tipo de sensibilidade ao glúten, o que já foi confirmado por diversas pesquisas. Ou seja, elas não têm a doença celíaca, mas seus organismos reagem a essa proteína de forma negativa.

Além dos problemas citados acima, estão incluídas reações como confusão mental, problemas digestivos, fadiga sem motivo… E muitos se beneficiam quando simplesmente retiram o glúten de suas vidas! Mas, há algo mais em que ele poderia nos atrapalhar?

Absorção de nutrientes e glúten

Um estudo feito pela Mayo Clinic e divulgado recentemente faz um alerta importante: a deficiência de vitaminas e minerais causada pela intolerância ao glúten. Para conferir essa informação, eles analisaram a saúde de pessoas no momento em que recebiam o diagnóstico de doença celíaca.

Eles observaram 309 adultos recém-diagnosticados durante 14 anos e ficaram chocados. Foram descobertas deficiências de vitaminas importantes, como a B12 e a D. Além disso, essas pessoas estavam carentes de minerais como folato, ferro, zinco e cobre.

Isso ocorre porque a sensibilidade ao glúten desencadeia uma resposta autoimune no intestino delgado. Depois de algum tempo, o revestimento intestinal fica danificado e não consegue absorver bem os nutrientes que necessita.

A deficiência de vitaminas e minerais, portanto, até era esperada para esses casos recém-diagnosticados… Mas a surpresa dos pesquisadores foi que os celíacos não apresentavam sintomas dessa carência nutricional. Algo bem preocupante!

Segundo o Dr. Bledsoe, principal autor do estudo: “Nosso estudo sugere que a apresentação da doença celíaca mudou daquela clássica de perda de peso, anemia e diarreia, com um número crescente de pacientes diagnosticados com sintomas não-clássicos. As deficiências nutricionais ainda são comuns em adultos e devem ser avaliadas”.

Uma coisa é certa… Mais uma vez se comprovou que a intolerância ao glúten pode levar a sérios problemas de saúde, causados pela má absorção de elementos fundamentais para uma boa nutrição. E isso nem sempre é sintomático. Portanto, é preciso estar atento! Confira alguns artigos esclarecedores sobre o glúten clicando aqui. E Supersaúde!