Atividade Física

Praticar Exercícios Agora Reduz Risco de Depressão na Terceira Idade

Deixe eu te fazer uma pergunta: você sabia que a depressão está diretamente ligada à sua saúde cardíaca? É isso mesmo! Só para ter uma ideia, 1 em cada 5 pessoas com doença cardíaca apresenta quadros depressivos. Eles simplesmente aumentam o seu risco de ter um ataque do coração!

Agora você deve estar se perguntando o que fazer para se proteger contra essa complicada situação. A resposta é mais simples e prazerosa do que até o mais otimista poderia imaginar… Faça exercícios físicos!

Cuide agora para ficar bem mais tarde

A maioria das pessoas pratica atividade física pensando nos benefícios imediatos. E, é claro, eles existem. Podem ser benefícios estéticos de se ficar mais magro, forte ou bonito, e o mais importante, ter uma vida mais saudável, prevenindo doenças e jogando fora o estresse do dia a dia.

Mas o que uma pesquisa descobriu recentemente é que os exercícios vão ajudar lá na frente, combatendo a depressão e os problemas cardíacos. Em um estudo, pesquisadores analisaram dados de cerca de 18 mil pessoas usando dados partir dos anos 70.

Eles descobriram que aqueles que praticaram exercícios durante a meia idade, mantendo-se em forma, tinham 16% menos chance de desenvolverem depressão após os 65 anos de idade.

E tem mais… Lembra daquela relação entre depressão e risco cardíaco? Pois é. Mesmo que você desenvolva depressão, esta não será tão problemática para o seu coração.

Entre as pessoas diagnosticadas com quadros depressivos, aquelas que se mantiveram em forma tinham 56% menos risco de morrer por causa de doenças cardiovasculares!

Como se exercitar

Os autores do estudo indicaram que boas opções de atividade física são a natação, caminhadas e ciclismo. Além de te deixarem em forma, esses exercícios previnem doenças cardiovasculares e até mesmo a depressão.

Entretanto, você deve ficar atento à intensidade. Treinos longos e cadenciados, como corridas de longa distância, podem prejudicar seu coração, promovendo batimento cardíaco mais fraco e ocasionando até diminuição desse órgão.

O ideal, que sempre indico, são treinos com intervalos curtos e de alta intensidade: o treinamento supra aeróbico que descrevo no meu livro 20 Minutos e Emagreça.

Além de te deixar em forma, ele melhora a capacidade do seu coração e pulmões, fazendo com que mais sangue e oxigênio atinjam os órgãos que mais precisam deles, especialmente o cérebro.

E então, vai ficar parado? Comece agora a praticar atividades físicas. Você vai espantar a depressão, problemas cardíacos, ficar mais saudável agora e também quando a idade chegar!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *