Porque Não Pode Faltar Peru nas suas Festas Natalinas

Estamos chegando a mais um final de ano, sendo que neste em especial precisamos agradecer muito, pois estamos juntos, e é o momento que você pode se reunir ao redor da mesa com seus entes queridos celebrando a superação e a vida.

Nessa época, o alimento que não pode faltar na sua ceia é o peru. Além da vantagem de promover momentos de alegria e união de família, essa carne apresenta alta concentração de gorduras saturadas e ômega 3, além de aminoácidos tipo purina. Contém altas concentrações de ferro e zinco, e das vitaminas B1, B3, B6 e B12.

E para manter a defesa imunológica de toda a família, especialmente nestes tempos, a carne de peru fornece em ótimas concentrações:

  1. L-arginina

Fundamental para o desenvolvimento e manutenção por mais tempo das células T, que destroem invasores.

  • L-Glutamina

Ativa o sistema de defesa tornando-o mais rápido e efetivo. Além disso, repara todas as células do trato intestinal, onde encontram-se cerca de 80% dos seus receptores imunológicos, o que é fundamental para sua proteção.

  • Glicina

Esse aminoácido presente em alta concentração é precursor da glutationa, o principal antioxidante que dispomos, com isso fortalecendo suas defesas. Além disso, melhora a qualidade do sono, garantindo a melhor resposta imunológica.

  • L-Triptofano

É o precursor da produção de serotonina, o neurotransmissor envolvido na sensação de humor e bem-estar, que também influencia a sua resposta imunológica.

Não jogue fora a melhor parte do peru

Por mais saboroso que seja um peru, os ossos reservam o melhor em termos não só imunológicos, mas de saúde de forma geral e beleza.

Estou me referindo ao brodo.

Por incrível que pareça, nossos antepassados sempre usaram o caldo de osso, mas a cerca de 70 anos atrás deixamos esse hábito de lado, perdendo, portanto, a parte mais nutritiva do animal.

O interior esponjoso dos ossos é onde há grandes quantidades de proteínas, vitaminas B, colágeno, gorduras saudáveis e aminoácidos, que fortalecem a defesa imunológica.

O brodo, além de prevenir a propagação dos vírus, pode evitar infecções respiratórias, que são a grande preocupação do momento. Mas lembre-se, procure de preferência peru criado solto, pois é o que garante o máximo de benefício.

Receita de brodo de peru

Se você gosta de peru no Natal (ou em qualquer outra época do ano), não jogue fora esses ossos preciosos! Cozinhe-os em um delicioso caldo de osso de férias para ajudar a mantê-lo abastecido e bem nutrido entre os banquetes.

Ingredientes:

Carcaça de peru (use os ossos do seu banquete de Natal!)

  • 2 a 3 litros de água filtrada para cobrir os ossos na panela, que deve ser grande o suficiente para colocar esta quantidade de água
  • 2 a 4 cenouras picadas
  • 3 a 4 hastes de aipo orgânico, incluindo a parte folhosa picada
  • 1 cebola média, cortada em pedaços grandes

Preparo:

  1. Coloque sua carcaça de peru na panela.
  2. Acrescente cebola, aipo, uma cenoura ou duas e qualquer tempero que desejar
  3. Cubra os ossos de peru com água filtrada e deixe o caldo cozinhar por pelo menos 6 a 8 horas no fogo lento.

O resultado é um caldo precioso e super saudável. Ele vão turbinar o seu final de ano e começo do próximo!

Supersaúde

Referências bibliográficas:

  • Cell. 2016; DOI: 10.1016/j.cell.2016.09.031
  • Am J Clin Nutr. 2005 Jul;82(1):41-8.
  • Am J Clin Nutr. 2006 Feb;83(2):211-20.
  • J Am Coll Nutr. 2002 Feb;21(1):55-61.
  • Nutr Metab (Lond). 2004; 1: 5.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *






















                           Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link