Saúde

Por que Você Nunca deve Comer Pão Mofado

Quem já não se deparou com uma fatia de pão com sinais de mofo e não acabou descartando parte dele e comeu o restante? Você não sabe o risco que correu com esse pão mofado…

Quando o mofo cresce e se torna visível em um pedaço de pão, você só está vendo a ponta do iceberg, mas o que está “submerso” você nem tem ideia. Na verdade, o mofo envia uma rede de raízes semelhantes a fios por toda a fonte do alimento.

Há crescimento de hastes contendo a parte reprodutiva dos fungos, que se exteriorizam na superfície do alimento, através de esporos visíveis e coloridos.

Esses fungos microscópicos, que consistem em mais de 300.000 espécies, algumas das quais venenosas, podem causar muitos problemas se você as comer ou inalar.

A ingestão de alimentos contaminados com fungos pode resultar em doenças, incluindo doenças hepáticas, gastrointestinais e carcinogênicas.

Mas não é só comendo… Se você abrir um saco de pão mofado, não o cheire. Você está correndo o risco de inalar esporos de fungos que podem desencadear dificuldade respiratória, irritação nasal, ocular e até sibilos.

Os fungos preferem condições quentes e úmidas e exigem uma fonte de nutrição, qualidade do ar adequada e umidade adequada para o crescimento. São capazes de crescerem dentro da geladeira e até em banheiros.

Nos alimentos, são frequentes em geleias, grãos, nozes, aipo, maçãs, uvas ou em carnes salgadas curadas, como presunto, bacon ou salame, além de outros produtos.

Por outro lado, alguns alimentos comuns são desenvolvidos usando mofo como ingrediente ou parte do processo, como bebidas alcoólicas, queijo azul e molho de soja. Apesar destes fungos serem seguros para comer e digerir, se você tem uma alergia ou história de infecção porfungos, é melhor ficar longe desses alimentos.

O grande risco são as aflatoxinas

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 25% das culturas alimentares são afetadas pelas micotoxinas.

Existem muitas micotoxinas, com especial atenção às chamadas aflatoxinas, que são algumas das substâncias químicas mais tóxicas conhecidas, produzidas pelo fungo Aspergillus. Elas têm efeitos cumulativos ou de longo prazo sobre a saúde, incluindo uma associação com câncer e deficiência imunológica.

São encontradas frequentemente em:

  • Cereais – milho, trigo, arroz, sorgo
  • Oleaginosas – amendoim, girassol e caroço de algodão
  • Especiarias – pimenta, pimenta preta, coentro, açafrão e gengibre
  • Nozes – pistache, amêndoa, noz, coco e castanha do Pará
  • Animais – carnes e aves
  • Meio ambiente

O fungo Aspergillus pode desencadear uma infecção chamada aspergilose, que afeta seus pulmões ou até mesmo o corpo inteiro. A forma invasiva é o tipo mais grave, invadindo o sistema circulatório e se disseminando pelo corpo todo.

Como evitar propagação de fungos na comida

1) Faça limpeza semanais de sua geladeira

O problema não é só o pão mofado. Qualquer bactéria ou parasita capaz de causar intoxicação alimentar pode se alojar nas prateleiras e gavetas dos refrigeradores. O momento mais adequado para fazer essa limpeza é antes de ir ao supermercado fazer suas compras, pois assim só comprará o estritamente necessário.

Limpe o interior da geladeira com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água, enxágue com água limpa e depois seque. Outra opção é limpar com vinagre de maçã, 5 colheres de sopa em um litro de água.

2) Veja sempre o rótulo de validade dos alimentos que está comprando

Você sabia que somente 4% das pessoas fazem isso? Certamente é algo simples e que lhe ajudará a manter seus alimentos frescos o maior tempo possível.

3) Mantenha qualquer pano de prato, toalhas e esponjas limpas e secas

Se eles cheiram a mofo, provavelmente estão espalhando mofo.

Fique atento! Não é só com o pão mofado que você precisa se preocupar. Acabe com os focos de mofo e lembre-se: a prevenção e a melhor medicina!

Referências bibliográficas:

  • Journal of Toxicology, 2004;42(2):217
  • U.S. Department of Agriculture, Moldson Food
  • Food and Agriculture Organization, Mycotoxins
  • Living Network, Moldy Foods and Aflatoxins
  • World Health Organization, Mycotoxins
  • Centers for Disease Control and Prevention, Facts About Mold and Dampness
  • Mold Help, Aspergillosis
  • University of Minnesota Extension, Are Moldson Food Dangerous?
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *