Por Que Quem tem Cachorro Vive Mais?

E se eu te falasse que quem tem um cachorro em casa vive mais? Você acreditaria?

Com certeza já sabemos que vive mais… mais feliz, por exemplo.

Mas estou falando de fato da redução do risco de morrer! Quem é que não quer isso, enquanto desfruta ao mesmo tempo de um amigo fiel?

E foi justamente o que pesquisadores suecos descobriram após analisarem os dados de cerca de 3.4 milhões de adultos (entre 40 e 80 anos de idade) durante 12 anos.

Bom, como você já deve ter concluído, os resultados mostraram realmente que quem tem cachorro vive mais.

Primeiro, vamos a alguns detalhes sobre essa informação inicial. O estudo viu que:

  • Pessoas solteiras e que vivem sozinhas tinham cães tiveram incríveis 33% menor risco de morte (justamente um grupo considerado de maior risco, ainda mais em pessoas mais velhas).
  • Elas também tiveram 11% menos risco de sofrer um infarto.
  • Algo curioso: tutores de cães de raças originalmente desenvolvidas com objetivo de serem cães de caça eram os mais protegidos.

A questão é: qual o motivo disso tudo? Olha, não é um só. São vários!

Veja alguns benefícios que os pesquisadores acreditam estar por trás do resultado:

Mais atividade física: pesquisas já mostraram que quem tem um cão acaba sendo fisicamente mais ativo, nem que seja só para passear com o amigo de quatro patas! Não é por acaso o grande efeito de proteção cardiovascular e redução do risco de infartos encontrado no estudo.

Mais bem-estar: como sabemos, menos estresse e mais bem-estar são sinônimos de uma saúde melhor. E nem é preciso pensar muito pra saber como os cães nos garantem mais felicidade!

Mais contatos sociais: somos seres sociais, e isso nos faz muito bem. Aqueles que tem animais e estimação acabam também tendo mais conexões com outros indivíduos, outro fator benéfico.

Melhor flora intestinal: sim, segundo a professora Tove Fall, autora principal do estudo, pessoas com cães têm também melhor flora intestinal, o que é fundamental para turbinar a saúde e prevenir doenças! Aposto que por essa você não esperava, não é mesmo?

E se esses motivos não são suficientes para te convencer de que um cão aumenta sua longevidade, tem mais…

Outros estudos sobre cães e nossa saúde

Os peludos estão com tudo! Estudos anteriores já mostraram que:

  • Crianças que tem cachorro ou outros animais têm menos risco de asma;
  • Além de mais atividade física, pessoas com cães tem melhores hábitos alimentares e níveis adequados de açúcar no sangue;
  • Os filhos de mães que conviviam com esses animais enquanto estavam grávidas eram mais protegidos contra eczema nos anos seguintes ao nascimento!

Bom, se você quiser saber mais detalhadamente sobre essas e outras pesquisas, pode clicar neste link para ler tudo sobre cachorros que já publiquei por aqui.

Tem também uma dica especial de cuidado: clique aqui para ver como eu uso o óleo de coco no meu cachorro, o Harry.

O seu amigo merece esse cuidado. Afinal, olha quantos benefícios ele lhe traz!

Supersaúde – para você e para o seu cão!

Referências bibliográficas:

  • Mwenya Mubanga, Liisa Byberg, Christoph Nowak, Agneta Egenvall, Patrik K. Magnusson, Erik Ingelsson, Tove Fall. Dog ownership and the risk of cardiovascular disease and death – a nationwide cohort study. Scientific Reports, 2017; 7 (1) DOI: 10.1038/s41598-017-16118-6
  • Uppsala University. “Dog ownership linked to lower mortality rate.” ScienceDaily. ScienceDaily, 17 November 2017.
  • Fall T, Lundholm C, Örtqvist AK, et al. Early Exposure to Dogs and Farm Animals and the Risk of Childhood Asthma. JAMA Pediatr. 2015;169(11):e153219.
  • The Journal of pediatrics. February 2011Volume 158, Issue 2, Pages 265–271.e5
  • Wu Y, Luben R, Jones A Dog ownership supports the maintenance of physical activity during poor weather in older English adults: cross-sectional results from the EPIC Norfolk cohort J Epidemiol Community Health 2017;71:905-911.
  • Ter um Cachorro faz Bem para sua Saúde – www.DrRondo.com
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *






















                           Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link