Prevenção

Poderia o Café lhe Proteger Contra o Câncer de Próstata?

O café é presença certa no dia a dia dos brasileiros. Seja durante a manhã, para despertar para um novo dia, ou no cafezinho da tarde com os amigos, pouca gente abre mão da bebida.

Já faz algum tempo que o café vem sendo estudado. E seus benefícios para a saúde são inegáveis – desde que, é claro, você consuma cafés de qualidade, preferencialmente orgânico e sem açúcares ou adoçantes químicos artificiais… Mas o assunto hoje é mais um bom motivo para apreciá-lo… Quer ver só?

Café e câncer de próstata

A novidade agora vem do Japão, onde os pesquisadores analisaram diversos compostos presentes no café. A ideia era colocá-los em contato com células cancerígenas em animais e observar a interação.

De todos os 6 compostos analisados, o acetato de kahweol e o cafestol foram os mais eficazes. As células cancerígenas tratadas com ambos se desenvolveram mais devagar do que os controles. Foram testados um composto por vez e também os dois, em conjunto.

Segundo o Dr. Hiroaki Iwamoto, da Universidade de Kanazawa, no Japão:

“o acetato de kahweol e cafestol inibiram o crescimento das células cancerígenas em camundongos, mas a combinação pareceu funcionar sinergicamente, levando a um crescimento do tumor significativamente mais lento do que em camundongos não tratados.

Após 11 dias, os tumores não tratados cresceram em torno de 3 e meia vezes o volume original (342%), enquanto os tumores nos ratos tratados com ambos os compostos cresceram em torno de um ano e meio (167%) vezes o tamanho original.”

O pesquisador ressalta que este é ainda um estudo em fases iniciais, e ainda não foi confirmado em humanos. Ainda assim, é mais um motivo para você continuar apreciando o seu cafezinho – e ter em mente o quanto essa bebida pode ser boa para você.

Somente em alguns casos, como disse anteriormente, deve-se ter cuidado… Um deles é quando você tem dificuldades para metabolizar a cafeína. Para saber se é o seu caso, aconselho que confira este outro post, clicando aqui.

Um brinde ao bom café e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *