Poderia a Apneia do Sono Influenciar a sua Libido?

Quem enfrenta a apneia do sono geralmente decide encarar o problema de frente pensando nos riscos à saúde. Afinal, como sabemos, essa condição pode aumentar o seu risco de Alzheimer. Pesquisas indicam que pessoas que tem apneia apresentam acúmulo de proteína tau no cérebro, um fator importante para o desenvolvimento dessa demência.

Além disso, a falta de aporte adequado de oxigênio no cérebro pode prejudicar a sua memória, levando embora acontecimentos e informações que todos nós precisamos para uma vida saudável e feliz. Outras questões correlacionadas são problemas cardíacos, derrame, diabetes, e declínio da capacidade de raciocínio.

Apneia e perda de libido

Como se não bastassem os itens anteriores, uma nova pesquisa descobriu uma preocupante relação entre a apneia do sono e a libido dos homens. Pesquisadores americanos e israelenses avaliaram 2 grupos de voluntários durante seu período de sono, um com apneia e outro que tinha o sono normal.

A cada 20 minutos, eles coletavam amostras de sangue dos participantes. Ao avaliarem o material, os cientistas ficaram espantados… Quase metade do grupo que tinha apneia do sono secretavam baixos níveis de testosterona durante o sono. E como se sabe, o hormônio está diretamente ligado à libido.

Segundo o professor Rephael Luboshitzky, endocrinologista da equipe de pesquisa: “Se os estudos de acompanhamento confirmarem esses achados, a intervenção terapêutica da apneia do sono pode se tornar um remédio recomendado para certas formas de disfunção sexual masculina. É nossa esperança que, no futuro, corrigindo os padrões respiratórios noturnos, possamos estimular a produção hormonal e, assim, aumentar a libido”.

Portanto, se você se sente frustrado com sua perda de libido, vale a pena considerar isso. Converse com seu médico sobre uma investigação da qualidade do seu sono. Um quadro de apneia pode estar na raiz do problema – além de ocasionar outros riscos dos quais com certeza você vai querer fugir. Supersaúde e bons sonhos!

Referências bibliográficas:

  • American Society For Technion – Israel Institute Of Technology. (2002, July 31). Sleep Apnea Linked To Decreased Libido, According To New Study. ScienceDaily. Retrieved November 29, 2019.
  • Journal of Biological Chemistry June 18, 2012
  • Mayo Clinic study shows sleep apnea may be tied to increased Alzheimer’s biomarker in brain. Mayo Clinic. 4 mar. 2019
  • Neurology April 15, 2015
  • SLEEP 2012; 35(7): 933-940
  • Sleep 2015; 38 (5): 669–675
  • Sleep apneia, may speed memory loss, Alzheimer’s ouset. (nbcnews.com)
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link