Saúde

Poder Vermelho: Conheça os Benefícios do Licopeno

Deixe eu te fazer uma pergunta… Você já ouviu falar do licopeno? Se não, pode até achar esse nome estranho, mas com certeza você já o consumiu na sua dieta. E quando conhecer melhor, vai querer consumir ainda mais!

Vegetais que têm colorações avermelhadas fortes, em geral, contêm o licopeno. É o caso dos tomates, cenouras, melancias, mamões. É este carotenoide que dá essa cor a eles, e de tabela, te oferece vários benefícios para a saúde.

Resumi abaixo alguns deles. Tenho certeza que você vai se surpreender!

Benefícios do licopeno

1 – É um antioxidante incrivelmente poderoso

A oxidação é um processo que ocorre em nosso corpo, causando envelhecimento e inflamações silenciosas. Para combatê-lo, você precisa de antioxidantes, e o licopeno é um exemplo simplesmente fantástico.

2 – Prevenção do câncer de próstata

O licopeno é um bom alimento para os homens. Ele previne o câncer de próstata ao melhorar o fluxo urinário. Se você é uma daquelas pessoas que acorda à noite várias vezes para ir ao banheiro, ele pode te ajudar.

3 – Melhora o bronzeamento e protege contra câncer de pele

Quando chega o tempo quente, muitas pessoas buscam o sol para ficarem com a pele bronzeada. Como sempre digo, o ideal é que você tome sol durante alguns minutos sem protetor, para obter os benefícios para saúde. Só depois busque proteção.

Agora, saiba que sua alimentação também tem influência nisso. O licopeno ajuda em um bronzeamento mais rápido, duradouro e seguro, minimizando a incidência de melanoma. Outros alimentos e nutrientes também importantes são beta caroteno, luteína, polifenóis, flavanóides, proantocianidinas, vegetais folhosos e óleo de peixe/krill.

Como conseguir o melhor licopeno?

A primeira dica que posso lhe dar para conseguir melhores e maiores quantidades de licopeno é optar pelos orgânicos. Tomates cultivados dessa forma têm concentração muito maior da substância, por exemplo.

Se você gosta de ketchup, saiba que ele é uma boa pedida, mas somente se for o ketchup certo. Prefira aqueles sem conservantes, naturais, feitos com tomates orgânicos, que têm 57% a mais de licopeno. Além de menos produtos químicos, é claro. Para ter certeza de estar consumindo algo bom, uma dica é fazer seu próprio ketchup em casa.

Outra ideia saborosa e saudável é adicionar alimentos ricos em licopeno, como melancia ou tomates, às suas receitas de smoothies verdes. É simples, rápido e funciona. Um brinde e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *