Alimentação

Pimentão Vermelho: do Alívio da Dor de Cabeça ao Emagrecimento

Às vezes pensamos que conhecemos muito um alimento, mas nem sempre isso é realidade. Sempre o encontramos em um ou outro prato e até consumimos com frequência, mas sem nos dar conta do que estamos colocando em nosso organismo. É o caso do pimentão vermelho.

Ainda que você sempre o use nas saladas, aposto que não conhece todos os benefícios que vou comentar agora!

Vitaminas e minerais

Sabia que um único pimentão vermelho tem o dobre de vitamina C da laranja? Pois é isso mesmo! Ele está cheio desse antioxidante poderosíssimo que ainda ajuda na proteção contra gripes e resfriados. Além disso, é rico nas vitaminas B1, B3, K, E, A e folato.

Também contém licopeno e uma altíssima concentração de betacaroteno. Já os principais minerais presentes nesse vegetal são o cobre e o magnésio, fundamentais para a manutenção de funções vitais do seu corpo.

Outros benefícios do pimentão vermelho

  • Tem altíssimo nível de atividade antioxidante;
  • Estudos indicam que ele protege contra o câncer de próstata;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Protege contra doenças cardíacas ao reduzir a inflamação silenciosa das artérias;
  • Aumenta sua proteção contra a diabetes;
  • Combate infecções e inflamações;
  • Tem um composto chamado capsaicina, que atua aliviando dores, como a dor de cabeça, por exemplo;
  • Tem ação termogênica, colaborando para o seu emagrecimento.

Uma boa opção para os vegetarianos

Você já deve saber que o colágeno é importantíssimo para o seu organismo, desde as suas articulações até a sua pele. Ele está presente nas proteínas animais, principalmente no caldo feito com os ossos.

Mas se você for vegetariano, a vitamina C presente no pimentão vermelho pode ajudar nesse sentido. Para formar o colágeno, seu corpo precisa dos aminoácidos prolina e glicina. Só que para isso acontecer, seu organismo precisa também de vitamina C.

Então, aproveite o pimentão, sem se esquecer, é claro, de consumir os alimentos certos, ricos em prolina e glicina, que eu comento neste outro post especial.

Na sua próxima salada ou nos pratos que for preparar, lembre-se do pimentão vermelho e todos seus benefícios. Dê preferência para os orgânicos, e sua saúde só terá a ganhar!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *