Alimentação

5 Formas da Pimenta Caiena Melhorar sua Saúde e seu Peso

A pimenta caiena é uma variedade da Capsicum annuum, e recebeu esse nome por causa da cidade de Cayenne, na Guiana Francesa. Ela tem origem nas Américas, e só chegou ao resto do mundo com as expedições europeias que buscavam as famosas especiarias.

Com certeza você já viu muitas receitas que levam como ingrediente esse tipo de pimenta. Quando você se deparar com algo assim, aproveite, pois ela tem vários benefícios para sua saúde! Vamos falar de alguns deles?

1 – Combate a inflamação silenciosa

A inflamação silenciosa, que ocorre no seu corpo sem ser notada, é a principal causadora das doenças crônicas do mundo moderno. Como contém flavanoides e carotenoides, antioxidantes poderosos, a pimenta caiena combate essa inflamação de forma totalmente natural.

2 – Alivia dores

As pimentas contêm capsaicina, que é o composto responsável pelo seu gosto picante. E é essa mesma substância que garante suas propriedades medicinais. Por esse motivo ela é muito usada cremes para alívio da dor, cuja ação é por depletar as células nervosas de substâncias P, um químico que transmite os sinais de dor para o cérebro.

3 – Perda de peso

Se você está lutando contra a balança, a pimenta caiena pode ser de grande valia. Ela eleva sua taxa metabólica e a temperatura da pele, em uma ação termogênica que promove perda de peso.

4 – Reduz o risco de tumores

Este tipo especial de pimenta também ativa receptores celulares em seu revestimento intestinal, criando uma reação que diminui o risco de tumores.

5 – Espanta insetos

Como você deve saber, fórmulas comerciais de pesticidas podem ser um risco para sua família. Uma boa opção são repelentes naturais. A pimenta caiena é matéria prima de alguns, provando que essa pimenta é mesmo mil e uma utilidades!

6 – Combate à celulite

A pimenta caiena também vai ajudar caso você esteja tentando combater o aspecto indesejável da celulite. Ela aumenta o metabolismo e o fluxo sanguíneo, resultando em maior queima de gordura e eliminação de toxinas.

Você pode usá-la nos alimentos ou consumi-la na forma líquida, como um detox poderoso, conforme a seguinte receita:

  • 1 copo de água
  • 1-2 colheres de chá de pimenta em pó de caiena
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • Sumo de 1 limão.

Pesquisas indicam que usar esse detox 2 vezes por dia tem efeitos positivos contra a celulite.

Ainda que você não opte por consumi-la dessa forma, vale a pena usar a pimenta caiena como tempero na sua alimentação. É natural, saboroso, e claro, garantia de Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *