O pesadelo do tigre Tony

Quero compartilhar um segredo com vocês que eu tenho certeza que pouca gente conhece. A razão pela qual consumimos grãos no café da manhã vem de dois irmãos que acreditavam que consumir carne durante esta refeição é algo errado.

Há 150 anos, os americanos comiam carne de porco, de gado ou aves no café da manhã. No século 19, comiam um café da manhã farto em carnes e fibras naturais com poucos grãos. E nessa época, a obesidade era extremamente rara.

Os irmãos que desenvolveram essa crença eram vegetarianos e criaram um centro de desintoxicação. Eles desenvolveram o que chamamos de granola e eventualmente, o corn flakes.

Era com isso que eles alimentavam seus pacientes ao invés de produtos animais. Os pacientes, então, começaram a pedir a granola pelo correio após deixarem o centro de desintoxicação, pois acreditavam que isso era saudável. Os irmãos começaram a envasar o produto e acabaram descobrindo, ou melhor, criando, um nicho de mercado.

Para vender os seus produtos eles usaram propagandas inteligentes para convencer as pessoas de que os grãos eram bons, enquanto carne e ovos eram ruins. Não por ser verdadeiro, mas porque tinham uma gama comercial vegetariana que induziam as pessoas a pensarem que seus produtos eram saudáveis e que o alimento tradicional não.

Quem é que não conhece o Tigre Tony, aquele que vem estampando na caixa de cereais dizendo que eles são a melhor opção para a sua alimentação? Apesar do que, os cereais estão completamente fora da alimentação de qualquer tigre.

É importante você ter em mente que os seus ancestrais comiam cereais somente em caso de extrema urgência. Eles se alimentavam com ovos, carne e peixe; e foi exatamente isso o que lhes deu força, resistência e vitalidade.

Hoje somos bombardeados por comerciais de granola com pouca gordura etc. Somos estimulados a acreditar que estamos consumindo algo saudável, porque nos dizem que são produtos “ricos em fibras, aveia integral e trigo integral”.

O pior é perceber que essa apelação tem funcionado. Há tanta desinformação que a maioria das pessoas realmente acredita que grãos são saudáveis e naturais. Poucas sabem que uma alimentação baseada em muitos grãos acaba comprometendo a saúde.

Mas, independente de qual seja a sua escolha, todos os carboidratos a base de grãos e com baixo teor de gordura comprometem o metabolismo porque elevam muito a sua glicemia. Muito açúcar no sangue estimula uma onda de insulina, o que vai promover ganho e depósito de gordura.

Portanto, esqueça os comerciais! Os grãos podem ser um alimento rápido quando você está atrasado pela manhã, mas esses cereais vão fazê-lo engordar.

Se você deseja carboidrato evite os processados a todo custo. Aproveite os carboidratos do modo que a natureza os fez: frescos e cru. O melhor, inclusive, é que você deixe os carboidratos para uma sobremesa ocasional e não como parte integrante do seu café da manhã.

Procure mudar o seu café da manhã dando preferência a peixe ou carne. Ovos também são fantásticos, mas dê preferência aos de galinhas criadas de forma natural em ambiente saudável. E que tal experimentar a manteiga orgânica?

Quanto à carne e a gordura animal, dê preferência, se possível, aos produtos que sejam criados naturalmente no campo.

No caso do bacon, procure também aquele proveniente de animais criados em pasto e de marcas que não contenham nitratos, pois estes podem causar câncer e alterações no seu DNA.

Eu entendo o quanto é difícil se libertar dessa dependência, mas assim que você conseguir vai perceber o quanto estará mais feliz e produtivo.

[divider]

Referência bibliográfica:                        

  • The Journal of American Dietetic Association. April 2008; 108:4 (702-705)
  • Cereal Facts
  • Nutra Ingredients. November 5, 2009
  • Consumer Reports. October 1, 2008 
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

3 Comments

  1. Parabéns Dr. Randó pelas informações…estou modificando a minha dieta e na verdade me sentindo bem melhor.
    E, quanto a vitamina D3, que o nosso atro Rei nos favorece, agora estou aproveitando bem, todos os dias tomo meu banho de sol, conforme as recomendações; e na verdade minha pele está bem melhor em todos os aspectos, inclusive até o edema das penas sumiram…fico feliz!!!

  2. Dr. Randó, penso do mesmo jeito.
    Aprendi na infância, que pertencemos ao grupo de animais carnívoros. Hoje tenho certeza que continuamos como tal e a a única diferênça é que esses irmãos vegetarianos criaram não somente uma legião de adeptos,como também a indústria do consumismo se aproveitando da situação investiu pesado a fim de faturar cada vez mais em cima daqueles que se deixam influenciar.
    Essa mesma industria inventa diversos tipos de leite, incute na cabeça dos influenciados que leite bom é leite enriquecido com vitaminas ferro e sais minerais.
    Sou contra tudo isso.
    Está claro que a industria é que inventa.O leite de vaca é o mesmo que nutre e alimenta desde os primódios dos tempos. E nos faz bem porque sobretudo somos mamíferos. Portanto não há que enriquecer o leite. Se a industria quer fazer algum enrequecimento, que não “onere” o produto por isso. Se tivesse uma lei proibindo cobrar a mais por leite enriquecido, acabava essa prática enganosa de que o leite precisa ser enriquecido com isso ou aquilo. Esse é só um exemplo.
    Para finalizar,lembro que pesquisas recentes apontaram que a granola não corresponde a nada do que seus propagadores indicam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *