Perder só uma Noite de Sono pode Aumentar seu Risco de Alzheimer

É quase certo que você já ouviu um conselho simples: durma bem e evite perder uma noite de sono. De fato, como venho sempre falando, o sono é fundamental para a sua saúde. Mesmo assim, no mundo moderno, muitos o tem deixado de lado e não se preocupado com sua qualidade.

Há até pessoas que, seja por trabalho ou até por diversão, perdem uma noite inteira de sono. Elas pensam que é apenas uma noite, algo que não acontece sempre e que por isso não traria grandes problemas. Mas o que uma pesquisa recente mostra é que não é bem assim…

Sono e Alzheimer

O que se sabe atualmente sobre o Alzheimer é que o processo que leva à doença começa muitos anos antes dos primeiros sintomas. É por isso que a prevenção é sua melhor opção, pois quando tudo começa, o máximo que se pode fazer é minimizar a progressão do problema.

E se você quer de fato se prevenir, veja o que os pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriram recentemente. Eles avaliaram 15 homens jovens e saudáveis, com média de idade de apenas 22 anos.

Os voluntários ficaram em uma clínica do sono e fizeram 2 testes. No primeiro, dormiram no local por duas noites. Depois, voltaram ao local para passar mais duas noites, mas dessa vez, dormiram em uma delas e na outra “viraram a noite”, passando o tempo todo acordados. Os pesquisadores compararam os biomarcadores dos dois testes e o resultado foi preocupante…

Depois de passarem pela privação do sono, o nível de proteína TAU no sangue dos voluntários aumentou impressionantes 17%. Essa proteína, como se sabe, é geralmente encontrada acumulada no cérebro das pessoas com a doença de Alzheimer.

É importante lembrar que pesquisas anteriores já haviam descoberto que a privação do sono aumenta os níveis de TAU no líquido cefalorraquidiano. Com esse novo estudo, os pesquisadores acreditam que alcançam um novo patamar na prevenção do Alzheimer, dessa vez, ligado ao sono.

O que se espera agora é que novos estudos determinem mais diretamente o quanto esses níveis de TAU no sangue influenciam nos níveis da proteína no cérebro, o que pode aumentar os riscos de Alzheimer. Mas uma coisa é certa: nunca foi tão importante que você tenha um sono de qualidade.

Sofremos com o estresse do dia a dia e já somos diariamente atingidos por produtos químicos no ambiente e até nos nossos alimentos. Dormir bem é uma das formas mais simples de prevenção contra doenças e desintoxicação do corpo. Portanto, se tem uma dica que ninguém discorda é essa. Não perca noites de sono. Este é um caminho crucial para todos que buscam uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link