Estética

Trate sua Pele de Dentro pra Fora Melhorando sua Ecologia Intestinal

Você leu certo – estou escrevendo sobre cuidados com a pele.

Tudo que envolve seu corpo, em especial a sua ecologia intestinal, envolve saúde. E a sua pele tem um papel indiscutível na sua saúde.

Veja o porquê:

  • Sua pele é o maior órgão do seu corpo, servindo como a primeira linha de defesa contra as toxinas.
  • Sua pele não é plástica – absorve muito do que você coloca nela. Pense em cremes esteróides, adesivos de nicotina ou progesterona.
  • Sua pele absorve e reage a quase tudo que você coloca nela, incluindo produtos “seguros” como maquiagem, limpadores e loções. Se esses produtos não estão seguros, você não estará bem.

Resumindo… Cuidados com a pele são cuidados de saúde.

Poderia estar falando agora sobre a grande preocupação que tenho com a imensa maioria dos ingredientes de cuidados cutâneos que não são testados quanto à segurança. E que muitos desses produtos contêm conhecidos disruptores endócrinos e outras toxinas!

E que isso torna-se um lento envenenamento através da pele…

Mas o seu antídoto contra estes agressores, certamente o seu especialista em cuidados com a pele não lhe diria…

Agora é hora de prestar atenção ao maior microbioma do seu corpo – seu intestino, ou melhor, sua ecologia intestinal.

E acertando essa ecologia intestinal, certamente você estará acertando a sua ecologia de pele, protegendo-a contra bactérias nocivas, poluição e radicais livres, os quais podem acelerar o envelhecimento.

Essa ecologia é um dos tópicos de saúde mais comentados atualmente.  Portanto, equilibrá-la trará reflexo na sua pele.

E para isso o grande aliado são os probióticos!

Benefícios dos probióticos

  • Efeito anti-inflamatório.
  • Promove a cicatrização de feridas e queimaduras.
  • Rejuvenesce a pele.
  • Fortalece a imunidade cutânea.
  • Eficiente para remissão de dermatite do couro cabeludo (caspa).
  • Melhora vermelhidão, descamação e coceira do couro cabeludo, especialmente com uso de Lactobacillus paracasei diariamente. Isso é o que mostra um estudo realizado na Hungria.
  • Eficaz no tratamento da acne, especialmente com o Lactobacillus plantarum.
  • Aumenta a hidratação, reduz as rugas faciais e melhora a elasticidade e o brilho da pele, também graças aos Lactobacillus plantarum, segundo evidências clínicas.
  • Repara a pele envelhecida e protege contra danos futuros.
  • Age contra o fotoenvelhecimento da pele pelo excesso de radiação UV da luz solar, que pode fazer você parecer mais velho que seus anos. Pesquisadores testaram recentemente o efeito de tomar Bifidobacterium antes da exposição à radiação UVB, o que mostrou melhoras significativas na hidratação da pele e diminuição do espessamento da mesma. Em apenas 12 semanas tomando o probiótico, as mulheres mostraram hidratação significativamente maior e uma redução clara na profundidade das rugas em comparação com um placebo.

Procure usar um suplemento probiótico, que garanta 10-20 bilhões de CFUs (unidades formadoras de colônias) na data de expiração. Além disso, uma maneira muito melhor de obter probióticos suficientes é consumindo alimentos como kefir, chucrute, kvass e kimchi. Mas evite as versões processadas.

 Maneiras tópicas de equilibrar o microbioma da sua pele

1 – Mantenha o manto lipídico da pele

Esqueça aquela mania que temos atualmente de estarmos muito limpos. Fique sujo! Não tenha medo da sujeira. Eu explico melhor…

Aqueles banhos prolongados em que se esfrega muito o sabonete, tanto no corpo como no rosto, acabam prejudicando sua saúde. Nossos ancestrais não faziam isso.

Trabalhavam e viviam grande parte do tempo em ambiente externo, entrando em contato com sujeira e terra todos os dias. Agora 90% do nosso tempo é em ambiente interno (casa, escritório, academia, shopping) e alimentando-se com fake food. Portanto, ajude a equilibrar o microbioma da sua pele, passe mais tempo ao ar livre e se alimente corretamente, de acordo com o seu tipo metabólico.

2 – Evite sabonetes antibacterianos

Procure por sabonetes e xampus naturais, que não alteram a microbiota cutânea, nem do intestino. (Clique aqui para ver um texto exclusivo sobre os problemas do sabonete bacteriano).  Substitua o máximo possível os produtos de limpeza doméstica, cheios de químicos tóxicos, por naturais. Uma boa opção é o vinagre de maçã e bicarbonato de sódio.

3 – Máscara de iogurte nutritivo

O iogurte é uma cultura viva rica em zinco e ácido lático (um ácido hidroxílico natural) que são ótimos para a sua pele, e as gorduras “boas” presentes no iogurte ajudam a nutri-la.

Além disso, pode se usado​​ como um esfoliante natural. Todos esses fatores farão com que sinta sua pele mais refrescada.

Veja a receita:

Máscara de Iogurte Probiótico

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de iogurte natural, orgânico
  • 1/2 colher de chá de mel
  • 1/2 colher de chá de suco de limão espremido na hora

Instruções:

  1. Misture todos os ingredientes numa tigela pequena.
  2. Usando os dedos, espalhe a mistura sobre o rosto recém lavado e seco.
  3. Massageie com movimentos circulares suaves.
  4. Deixe secar, cerca de 10 minutos.
  5. Lave com água fria e seque.

E lembre-se: a pele é sua primeira defesa e um dos órgãos mais importantes do seu corpo. Cuide dela e estará cuidando também de toda sua saúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *