Peito de Peru ou Peito de Frango? Qual o Melhor?

Mesmo depois que passa a ceia de Natal, muitas famílias prosseguem comendo carne de peru por alguns dias. Afinal, ninguém quer nem deve desperdiçar comida! No final deste artigo vou lhe dar uma dica para realmente aproveitar TUDO do peru que sobrou, mas antes, preciso tirar outra dúvida…

Ainda há quem se pergunte: qual carne é melhor? Peito de peru ou peito de frango? Embora o último seja mais consumido no Brasil, está na hora de você conhecer um pouco mais sobre esses alimentos para tirar sua própria conclusão.

A primeira coisa que precisa ficar clara é que nem mesmo todas as partes do peru são iguais. E não é só no sabor. Aliás, as diferenças de sabor estão diretamente ligadas ao que há em cada uma delas. A carne mais escura, presente nas coxas, tem uma quantidade um pouco maior de calorias, gorduras e colesterol.

Mas como sempre digo, gorduras animais, especialmente de animais que não são de confinamento, são boas para sua saúde. Até mesmo o colesterol deve ser entendido como seu amigo, conforme já comentei (clique aqui para entender).

Além disso, essas partes mais escuras têm mais ferro, zinco e vitaminas do complexo B do que as partes mais claras, como o peito e as asas, mas nada tão significativo que deva lhe deixar preocupado.

Peito de peru X peito de frango

Comparativamente, o peito de peru tem um pouco menos de calorias e triptofano (um aminoácido importante) que o peito de frango. Por outro lado, o peru possui um teor maior de proteínas e menos gorduras que o frango. Entretanto, essas diferenças não são tão grandes…

O importante é que em ambos os casos você consuma um alimento de qualidade. Opte tanto por peru quanto por frango orgânicos, criados soltos, fora de confinamentos. É a real garantia de se estar comendo algo mais saudável, sem adição de hormônios, rações e grãos transgênicos.

Devo ainda lhe lembrar que há outras carnes com mais gorduras boas e mais nutrientes, como carne vermelha e carne de órgãos de animais criados a pasto. Como a maior parte do gado brasileiro é criado dessa forma, a probabilidade de consumir boa carne vermelha é bem maior do que no caso das carnes brancas.

Brodo de peru

Agora, o que eu havia prometido no início. Uma receita de brodo para ser feita com os ossos que sobraram do peru. Confira:

Ingredientes:

  • Ossos de peru
  • 2 a 3 litros de água filtrada para cobrir os ossos na panela; e que deve ser grande o suficiente para colocar esta quantidade de água
  • 2 a 4 cenouras picadas
  • 3 a 4 hastes de aipo orgânico, incluindo a parte folhosa picada
  • 1 cebola média, cortada em pedaços grandes

Preparo:

  1. Coloque os ossos de peru em uma panela.
  2. Acrescente cebola, aipo, uma cenoura ou duas e qualquer tempero que desejar
  3. Cubra os ossos de peru com água filtrada e deixe o caldo cozinhar por pelo menos 6 a 8 horas no fogo lento.

Agora é só aproveitar. Trata-se de um caldo supersaudável e cheio de nutrientes essenciais. E o melhor: fica delicioso!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link