Palavras Cruzadas Melhoram a sua Memória!

Todos os estudos recentes reafirmam algo diferente do que se pensava no passado: o seu cérebro pode ser treinado e modificado. Assim como fazemos exercícios para o corpo, também há aqueles que ajudam nossa mente a ficar em forma. Um exemplo bem conhecido são as palavras cruzadas!

Uma pesquisa da Universidade de Exeter, no Reino Unido, avaliou 19 mil pessoas acima dos 50 anos. Por meio de entrevistas eles informaram com qual frequência faziam palavras cruzadas ou sudoku, atividade similar, mas com números.

Depois, os voluntários passaram por testes cognitivos para uma medição de suas alterações de função cerebral. Os resultados foram claros: quanto mais tempo essas pessoas passavam fazendo palavras cruzadas, melhor o seu raciocínio, atenção e memória!

Uma mente 10 anos mais jovem pelas palavras cruzadas

A pesquisa também encontrou outros dados fantásticos. Em testes de raciocínio gramatical, os fãs de palavras cruzadas e sudoku apresentavam função cerebral equivalente à de alguém 10 anos mais jovem. Nos testes de memória de curto prazo, a equivalência foi de 8 anos a menos!

Incrível como um exercício para o cérebro pode dar tantos resultados, não é mesmo? Anne Corbett, da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter e líder pesquisa, comenta:

“As melhorias são particularmente claras na velocidade e precisão de desempenho. Não podemos dizer que jogar esses quebra-cabeças necessariamente reduz o risco de demência mais tarde na vida, mas esta pesquisa apoia descobertas anteriores que indicam o uso regular de quebra-cabeças de palavras e números, ajudando a manter nosso cérebro funcionando melhor por mais tempo”.

E você? Gosta de palavras cruzadas? Se não experimentou, saiba que é um hobby barato que qualquer pessoa pode fazer. Você pode comprar revistas especializadas, com nível variado de dificuldade ou simplesmente fazer a que chega com o seu jornal.

Há ainda uma opção mais moderna atualmente… Aplicativos de palavras cruzadas ou sudoku para o seu smartphone. Já que você passa boa parte do tempo com o telefone, que tal aproveitar para dar um upgrade na sua memória e raciocínio? Coloque a mente para funcionar e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Helen Brooker, Keith A. Wesnes, Clive Ballard, Adam Hampshire, Dag Aarsland, Zunera Khan, Rob Stenton, Maria Megalogeni, Anne Corbett. The relationship between the frequency of number‐puzzle use and baseline cognitive function in a large online sample of adults aged 50 and over. International Journal of Geriatric Psychiatry, 2019.
  • Keith A. Wesnes, Helen Brooker, Clive Ballard, Adam Hampshire, Dag Aarsland, Zunera Khan, Rob Stenton, Laura McCambridge, Anne Corbett. An online investigation of the relationship between the frequency of word puzzle use and cognitive function in a large sample of older adults. International Journal of Geriatric Psychiatry, 2018.
  • https://www.drrondo.com/como-proteger-seu-cerebro-do-alzheimer/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link