[Confirmado] O Consumo de Ovos Não Traz Riscos para Você!

Consumir ovos, por muito tempo, foi um tabu. O alimento já foi de mocinho a vilão diversas vezes, mas aos poucos a ciência chegou num consenso. A verdade é que ele faz bem para a sua saúde, ao contrário do que você pode ter ouvido falar por aí.

O que se pensava antes era que a gordura saturada, presente nas gemas, aumentava os níveis de colesterol de forma a prejudicar a saúde cardiovascular. Mas tudo começou a mudar nos últimos 20 anos, quando pesquisas sérias simplesmente desbancaram que os ovos causavam doenças cardíacas.

De lá pra cá, ocorreu também uma mudança na percepção sobre gordura saturada e colesterol. Hoje sabemos que nenhum dos dois são os vilões que se pensava. Na verdade, comer gorduras saturadas boas, como as do ovo e da carne, aumentam a fração do bom colesterol, importante para uma boa saúde. O que de ser feito é uma redução dos carboidratos, esses sim os principais culpados das doenças do mundo moderno.

Novidades sobre os ovos

Agora, adivinhe o que descobriu a mais recente pesquisa sobre o consumo de ovos? Isso mesmo. Ela confirma que eles não causam os riscos comentandos há mais de 60 anos. O estudo, feito pela Harvard School of Public Health, avaliou dados de pesquisas com mais de 250 mil pessoas saudáveis. Eles também fizeram uma meta-análise de 28 estudos, que envolveram no total 1.7 milhões de pessoas.

Depois de tudo isso, os cientistas concluíram que não havia informações suficientes que ligassem os ovos ao risco cardiovascular. De acordo com um dos autores, o Dr. Jean-Philippe Drouin-Chartier:

“Estudos recentes reacenderam o debate sobre esse tópico controverso, mas nosso estudo fornece evidências convincentes que sustentam a falta de uma associação apreciável entre o consumo moderado de ovos e doenças cardiovasculares.”

Então, se você AINDA tinha alguma dúvida, fique sabendo que cada vez mais o caminho tomado pela comunidade científica é o de que o consumo de ovos não é prejudicial à sua saúde.

É importante lembrar ainda que o melhor ovo é aquele de galinhas criadas livres ciscando, também conhecido como “ovo caipira”. Ele contém mais nutrientes, como vitaminas, proteínas, minerais, antioxidantes e gorduras saudáveis. Uma delícia! Aproveite!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

close-link
close-link