Alimentação

Os Perigos de Comer Soja Processada

Todos vocês que me acompanham estes anos todos sabem muito bem que não sou muito a favor da soja.

O grande problema é que ela libera seus fito-hormônios aumentando o risco de certos tipos de câncer, torna a digestão de proteínas muito mais difícil e bloqueia a absorção de minerais importantes.

Porém, à medida que mais e mais pessoas se convencem dos perigos desse produto, o departamento de publicidade do “agro business” precisava promover um novo benefício para a saúde, a fim de aumentar o consumo…

Agora a virtude da vez é dizer que comer soja produz ossos fortes …

Para fazer esse teste de como ela afeta os ossos de uma mulher após a menopausa, os pesquisadores da University of Missouri fizeram uma avaliação em ratos gordos e preguiçosos, que possivelmente é como eles veem as mulheres na pós-menopausa.

Estudando 40 ratos de meia-idade, removeu-se os ovários em metade deles. Isso para simular os efeitos hormonais de passar pela menopausa.

Em seguida, eles alimentaram metade dos ratos em cada grupo, seja de farelo de soja ou farinha de milho. Ao final de 30 semanas, os pesquisadores ficaram entusiasmados ao ver que os ratos alimentados com soja melhoraram sua resistência óssea em comparação com os ratos com farinha de milho.

E a conclusão foi rápida, mostrando que comer mais soja pode fortalecer os ossos em mulheres na menopausa.

Só que tem uma grande falha neste experimento. Os pesquisadores estavam comparando a soja ao milho, ambos alimentos terríveis para os seres humanos. Na verdade, é um exagero chamar qualquer um deles de “comida”.

O que eles estavam comparando NÃO são parâmetros para deixar você com melhor saúde e muito menos com ossos fortes.

Um estudo do Yale New Haven Hospital é muito claro mostrando que a soja interfere na construção dos ossos. Nessa avaliação comparou-se o cálcio em mulheres que ingeriram soja versus aquelas que consumiram carne. Seus resultados mostraram que a proteína de soja causou uma queda acentuada na biodisponibilidade do cálcio.

Em outras palavras, se você come soja, seu corpo não pode usar cálcio. Essa é uma maneira infalível de sabotar seus ossos.

Mas essa não é a única boa razão para as mulheres evitarem o grão…

Quase todas as culturas de soja são transgênicas, o que significa que a planta tem seu o DNA alterado, tornando-a resistentes aos pesticidas.

Com isso, essas monoculturas de soja são inundadas com mais e mais produtos químicos mortais. Na verdade, os cultivos transgênicos podem conter 18 vezes o limite seguro da EPA para o herbicida Roundup, da Monsanto.

E como seu corpo interpreta os transgênicos como invasores estrangeiros (xenobióticos)  e não como alimentos, eles causam:

  • resposta inflamatória que causa urticária
  • erupções cutâneas
  • inchaço
  • dores de cabeça
  • problemas digestivos e muito mais

E estudos em animais mostram que os transgênicos levam à inflamação do estômago e problemas de fertilidade. Eles também têm sido associados à depressão, fadiga, infecções, nevoeiro cerebral, náusea e até câncer.

Como construir ossos fortes

O segredo é simples… Aumente sua ingesta proteica para construir ossos fortes. Esqueça essa ideia das segundas sem carne, o tofu e o leite de soja.

Para a sua saúde óssea, o que você precisa é proteína de alta qualidade.

Nossos ancestrais comiam uma dieta primitiva, cheia de carne de caça, de órgãos e peixes gordurosos. Eles nunca souberam o que era um hambúrguer de soja. E seus ossos e articulações eram extremamente fortes.

Suas melhores fontes de proteína são essas carnes de órgãos, peixes e ovos. Se possível, coma essas proteínas vindos de animais criados livres pastoreando. Inclua também salmão e outros peixes selvagens de águas frias.

E deixe a soja de lado. Seus ossos e sua saúde em geral precisa de proteínas animais, pode ter certeza disso!

Referências bibliográficas:

  • J Osteoporos.2011;2011:710387.
  • J Organic Systems. 2013; 8(1):38-54.
  • Bone Rep.2018;8:244-254.
  • The Weston A. Price Foundation. Soy and osteoporosis: Not a leg to stand on. https://www.westonaprice.org/health-topics/soy-alert/soy-and-osteoporosis-not-a-leg-to-stand-on/ Updated December 18, 2006. Accessed September 9, 2018.
  • www.drrondo.com/os-perigos-da-soja/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *