Os Pais Ainda são Fundamentais para o Sono dos Adolescentes!

Quando os filhos são crianças, geralmente cabe aos pais determinar a hora de dormir. Trata-se de algo importante para garantir um sono adequado nessa fase da vida. Mas quando eles crescem e se tornam adolescentes, muitas famílias relaxam, acreditando que eles já adquiriram essa responsabilidade…

O problema é que as evidências mostram que isso não vem acontecendo. Atualmente, pesquisadores americanos consideram que naquele país há uma verdadeira epidemia de privação de sono entre os adolescentes. Alguns responsáveis por isso seriam:

  • Excesso de atividade extracurriculares;
  • Consumo de cafeína em horários inadequados;
  • Uso de smartphones e computadores antes de dormir, com o excesso de exposição à luz azul artificial das telas, prejudicando os padrões normais de sono.

 As consequências disso são várias. Os estudos citam, por exemplo, que o aumento vertiginoso de ansiedade e depressão entre os adolescentes pode estar diretamente ligado à privação de sono – incluindo ainda o aumento de casos de suicídio. Jovens que dormem pouco e mal também estão mais expostos a acidentes de carro e lesões durante práticas esportivas.

Diante desse complicado cenário, muito se tem pensando nas melhores opções para solucionar a questão. Ao que parece, tem faltado algo simples de ser aplicado por pais e mães, mas extremamente efetivo…

Disciplina e sono de adolescentes

É isso mesmo. Parece que a disciplina é o melhor caminho para manter o sono dos adolescentes em dia. Quem afirma são os pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos.

Eles chegaram a essa conclusão pedindo a adolescentes que fizessem um relatório sobre seu sono durante 7 dias. Os pais também tiveram que anotar se tinham regras para o horário de dormir e como as aplicavam durante esse tempo.

As conclusões foram claras. De acordo com os estudos, nas famílias em que se impunham horários fixos para dormir, os adolescentes dormiam mais e melhor, tinham mais energia durante o dia e até menos riscos de sintomas depressivos. Essa forma simples de disciplina mostrou mais resultados até mesmo com relação à cafeína e ao uso de eletrônicos.

É importante lembrar que entre 14 e 17 anos idade são necessárias de 8 a 10 horas de sono para um bom desenvolvimento. Os pesquisadores ressaltam que mesmo que haja resistência e discussões por causa da fixação de um horário para ir pra cama, o estresse momentâneo compensa pela promoção da saúde mental dos jovens.

Portanto, se você está lidando com adolescentes em casa e eles têm dificuldades para dormir, vale a pena reforçar um pouco a disciplina. Afinal, a saúde deles é uma responsabilidade das famílias. Fique atento!

Referências bibliográficas:

  • Insufficient Sleep in Adolescents and Young Adults: An Update on Causes and Consequences. Pediatrics September 2014, 134 (3) e921-e932.
  • Jack S Peltz, Ronald D Rogge, Heidi Connolly, Parents still matter: the influence of parental enforcement of bedtime on adolescents’ depressive symptoms, Sleep, , zsz287.
  • https://www.drrondo.com/de-quantas-horas-de-sono-as-criancas-precisam/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link