Os Mistérios do Cogumelo Reishi

A medicina tradicional do oriente tem muitos mistérios, e felizmente a ciência moderna tem confirmado o que esses antigos sábios já conheciam. Muitos dos tratamentos milenares do outro lado do mundo têm caído nas graças dos orientais e melhorado a saúde de todos.

Podemos listar a acupuntura, as várias formas de meditação, a yoga e outros exercícios que buscam equilibrar o corpo e a mente. E é sempre bom lembrar que o mesmo vale para alguns alimentos, ervas e especiarias!

Muito do que sempre foi usado pelas medicinas tradicionais como remédios naturais vem tendo sua eficácia confirmada. Um deles é o cogumelo reishi, fantástico de diversas formas para nossa saúde!

O que é o cogumelo reishi

O reishi (nome científico Ganoderma lucidum) é um cogumelo usado há milênios no oriente, em especial na China, na Coreia e no Japão. Tradicionalmente, ele passava por secagem, era picado e depois fervido, criando-se sopas ou chás cheios de saúde.

Atualmente, é possível encontrá-lo em pó, tintura ou até já preparado em formato de suplemento. Mas afinal, como o cogumelo reishi “funciona” e o que ele tem a nos oferecer?

6 Benefícios do reishi

1 – Imunidade

Um dos maiores benefícios do cogumelo reishi é sua ajuda à nossa imunidade. Ele contém um composto chamado beta-glucan, com propriedades estimulantes do sistema imunológico.

Essa qualidade não se encontra apenas no reishi. Outros cogumelos, como shitake e maitake, também a tem. Com o objetivo de melhorar a imunidade, os estudos mostram que há bons resultados com a suplementação.

2 – Vitaminas, minerais e outros nutrientes

Os cogumelos, em geral, também são ricos em diversas vitaminas e minerais. As principais são as vitaminas B, C e cálcio. Além disso, possuem boa quantidade de proteínas e fibras.

3 – É bom para o seu colágeno

O colágeno é necessário para a sustentação de nossa pele e tendões. A melhor forma de conseguir colágeno de qualidade é através da alimentação de origem animal.

Priorize sempre carne de animais criados a pasto, uma das melhores fontes. Algo ainda melhor é o preparo de um brodo feito com ossos. Essa sopa, cozida por muitas horas, faz com que o colágeno dos ossos se solte. O resultado é um alimento nutritivo e incrível para sua pele. (Veja aqui algumas receitas de brodo para fazer em casa!)

Há ainda alguns alimentos que ajudam na manutenção e apoio do seu colágeno. Entram nessa lista alimentos com potencial antioxidante, como o cogumelo reishi e outros, que combatem os radicais livres. Clique aqui e confira a lista completa dos melhores alimentos para o seu colágeno.

4 – Melhora a função do fígado

Um estudo chinês comprovou que o reishi é bom para a saúde do seu fígado. O efeito adaptogênico e hepatoprotetor também ocorre devido aos antioxidantes presentes no cogumelo.

5 – Melhora a saúde cardiovascular

O cogumelo reishi contém compostos químicos chamados triterpenos, que reconhecidamente reduzem a pressão arterial. Esse efeito, em conjunto com o potencial antioxidante, pode de fato fazer maravilhas pela sua saúde cardiovascular.

6 – Melhora os níveis de açúcar no sangue

Um estudo demonstrou que o cogumelo reishi era capaz de reduz os níveis de açúcar em ratos. Ele também modulou o organismo para que a insulina fosse utilizada de forma mais adequada. Como sabemos, esse é um fator importante para se evitar a diabetes.

Então, se você ainda não conferiu o poder do cogumelo reishi, vale a pena dar uma chance. Só peço que, antes de qualquer decisão, você converse com o seu médico – especialmente se for usar como suplemento. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link