Saúde

Será que Onde Você Vive Interfere na sua Saúde?

Trânsito intenso, muito barulho, correria, poluição do ar tanto no exterior quanto dentro da sua casa, comida pouco nutritiva… Você já deve conhecer muitos desses fatores que,dependendo de onde você vive, fazem parte do seu dia a dia.

É claro que eles interferem no estado da sua saúde. Afinal de contas, hoje se sabe que a maior parte dos problemas não tem origem genética, mas são causados por fatores externos. E é sobre isso que uma pesquisa feita recentemente no Canadá tem muito a dizer…

A relação entre onde você vive e sua saúde

Pesquisadores canadenses investigaram se o local onde as pessoas moram tem influência direta em sua saúde. Eles compararam os dados das 10 províncias do Canadá com relação a alguns fatores,como disponibilidade de vegetais frescos para alimentação, preço da comida, de cigarros e de bebidas alcoólicas, acesso a serviços de saúde e de transporte público.

Concluiu-se que alguns as diferenças nesses dados influenciam diretamente na condição das pessoas. Por exemplo: nas zonas urbanas, existe mais publicidade de cigarros, que tem preços mais baixos; em áreas rurais, depende-se muito dos vegetais das estações, o que encarece outros alimentos saudáveis…

“Compreendendo como o ambiente construído desempenha um papel, podemos intervir tanto em nível individual quanto em nível de comunidade. É uma coisa para o seu médico lhe dizer que você precisa comer mais frutas e verduras para baixar a pressão arterial, mas e se os preços da sua mercearia forem tão altos que você não pode pagar por eles? Ou se para chegar ao seu supermercado, você tem que dirigir por 30 minutos?” comentou Russel de Souza, um dos autores do estudo.

Diante disso tudo, fica óbvio que as condições de onde você vive interferem diretamente na sua saúde. Elas podem, inclusive, causar doenças – ou, é claro, evitá-las.

O autor da pesquisa sugere exemplos curiosos: se você tem dificuldades para parar de fumar, viver em locais onde os cigarros são mais caros pode ajudar… Se é difícil encontrar vegetais frescos por perto, mudar-se poderia também ser uma opção…

Mas sabemos que nem sempre é possível sair de onde estamos, e precisamos encarar a realidade. Então, preste atenção ao seu redor. Se existem fatores pouco benéficos para sua saúde, tente compensá-los!

Não importa onde você vive: opte por vegetais frescos e orgânicos, mesmo que sejam um pouco mais caros. Eles compensam! Faça também um esforço por conter os maus hábitos, como o fumo e a bebida em excesso. Este é um caminho para a Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *