Onde estão os Melhores Antioxidantes?

Você já deve estar cansado de ouvir falar nos antioxidantes. Eu mesmo sempre comento e falo sobre a importância deles. Mas afinal, você tem claro em sua mente o que de fato é um antioxidante? Em quais alimentos eles podem ser encontrados?

Entender os antioxidantes não é complicado. Basta lembrar-se de algo básico: nós vivemos em meio ao oxigênio e dependemos dele para respirar e sobreviver. Além disso, é importante para diferentes funções do nosso organismo. Mas, ao mesmo tempo, o oxigênio gera um processo bioquímico de oxidação.

O processo oxidativo ocorre em um nível molecular, agredindo nossas células e consequentemente nosso organismo. Essa é a razão do envelhecimento e também do aumento do risco de muitas doenças. Acredito que agora ficou óbvio… Antioxidantes são substâncias, alimentos ou moléculas que atenuam essa oxidação. Logo, estratégias antioxidantes são fundamentais para evitar o envelhecimento precoce e problemas de saúde.

Encontrando antioxidantes

A lista de antioxidantes é grande. Dentre os principais estão algumas vitaminas, como a C e E, além de substâncias como luteína, caroteno, licopeno, entre outras. Para ficar mais fácil, a Mayo Clinic elaborou uma lista com as melhores fontes alimentares. São elas:

  • Berries: Mirtilos, amoras, framboesas, morangos e cranberries
  • Feijões.
  • Frutas: Muitas variedades de maçã (com cascas), abacates, cerejas, peras verdes e vermelhas, ameixas frescas ou secas, abacaxi, laranjas e kiwi;
  • Legumes: alcachofras, espinafre, couve roxa, batata vermelha e branca (com casca), batata doce e brócolis;
  • Bebidas: Chá verde, café e vinho tinto;
  • Castanhas: nozes, pistache, nozes, avelãs e amêndoas;
  • Ervas: Cravo em pó, canela ou gengibre, orégano seco e açafrão em pó
  • Sobremesa: Chocolate amargo.

Se você está na dúvida e quer saber mais sobre alguns desses alimentos, é só fazer uma busca aqui no site. Há diversos textos explorando toda essa diversidade de alimentos que estão cheios de antioxidantes. Faça deles o seu remédio! Prevenindo a oxidação, é possível prevenir doenças e viver melhor por mais tempo. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link