Saúde

Você Conhece os Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais têm uma infinidade de utilidades, desde a indústria alimentar até o uso medicinal. Que tal conhecer um pouco mais sobre eles? Sabia que, como fitoterápicos, eles podem dar uma ajuda em diversos aspectos da sua saúde?

Em primeiro lugar, você precisa saber que se trata de compostos oleosos obtidos da natureza, podendo vir de plantas, flores, folhas, frutas e especiarias. Em geral, são líquidos aromáticos e voláteis, ou seja, que tem tendência a evaporar com o tempo.

São chamados essenciais por conterem a essência de onde vieram, ou seja, a fragrância da flor, erva etc. das quais saíram. Da mesma forma, concentram alguns dos benefícios que essa planta traz para sua saúde. Podem ser obtidos por diversos processos, como destilação,prensagem ou extração com o uso de solventes.

Óleos essenciais e saúde

Através da história, vários povos já utilizaram os óleos essenciais como uma opção medicinal. Acredita-seque os chineses e os hindus já os utilizavam há mais de 2 mil anos a. C., e que esses últimos já detinham uma tecnologia básica de destilação para consegui-los.

Há também relatos de algumas das primeiras técnicas melhor elaboradas para se obter esse tipo de óleo, que teriam sido desenvolvidas pelos árabes durante sua ocupação na Espanha, entre os séculos XII e XIII.

Hoje em dia, como comentei no início, além de serem usados na indústria, tem papel fundamental para promoção de uma boa saúde entre as pessoas. Podem servir como uma forma alternativa de tratamento natural na aromaterapia, melhorando o bem-estar e amenizando sintomas por meio das fragrâncias.

Os óleos essenciais também costumam,em alguns casos, ser usados topicamente. Um exemplo é o tratamento de fungos em algumas partes do corpo. Há também a inalação direta, com objetivo de ação expectorante, e até sua utilização em compostos que espantam os insetos.

Como são inúmeros os tipos e formas de uso, os óleos serão mostrados por aqui nas próximas semanas. Se você quer saber um pouco mais, fique atento às publicações e confira. É uma forma natural de auxílio para sua Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Kuriyama, Hiroko; Watanabe, Satoko; Nakaya, Takaaki; Shigemori, Ichiro; Kita, Masakazu; Yoshida, Noriko; Masaki, Daiki; Tadai, Toshiaki; Ozasa, Kotaro; Fukui, Kenji; Imanishi, Jiro (2005). “Immunological and Psychological Benefits of Aromatherapy Massage”. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2 (2): 179
  • Ericksen, Marlene (2000). Healing With Aromatherapy. New York: McGraw-Hill.
  • “Essential oil”. Oxford English Dictionary (online, American English ed.). Archived from the original on 2014-08-09.
  • Houtsma, M.Th. (1993). E. J. Brill’s First Encyclopaedia of Islam, 1913–1936. 4. Brill. pp. 1011
  • Gilman, A. G.; Rall, T. W.; Nies, Alan S.; Taylor, Palmer, eds. (1990). Goodman & Gilman’s The Pharmacological Basis of Therapeutics (8th ed.). New York: Pergamon.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *