Óleo Essencial de Laranja: Incrível para a Pele e para a Mente!

Muitas pessoas já ouviram falar do óleo essencial de laranja como saborizante de alimentos e também em materiais de limpeza. Ele de fato costuma ser usado com esses objetivos, mas há muito mais que você precisa conhecer sobre esse incrível óleo essencial.

Primeiro, é importante que você não se confunda, pois há vários óleos essenciais de outras frutas da família da laranja. Um deles é óleo essencial de mandarina, feito da tangerina, do qual falamos anteriormente em outro post (clique aqui para conferir).

No caso de hoje, estamos falando do óleo extraído da Citrus sinenses, ou seja, a laranja comum. Assim como em outros cítricos, ele é obtido a partir da casca da fruta. É muito usado na aromaterapia e em aplicações tópicas, com diversas funções para a saúde.

Na aromaterapia, o óleo essencial de laranja é muito utilizado com objetivo de melhora da saúde emocional. Seu aroma é conhecido por seu potencial no alívio de questões como ansiedade, depressão e estresse. Também são relatados os usos para problemas de pele, como acne. Atualmente, algumas pesquisas vêm confirmando essas afirmações.

Óleo essencial de laranja e estresse

Um estudo publicado em 2012 no Journal of Alternative and Complementary Medicine avaliou 40 homens que inalaram o aroma do óleo essencial em diferentes concentrações. Eles passaram então por um teste que media seus níveis de estresse.

Os resultados mostraram que aqueles que foram expostos ao aroma de forma mais intensa melhoraram o humor, o nível de atenção e reduziram a ansiedade.

Outra pesquisa, publicada em 2014 no Complementary Therapies in Medicine, mostrou que esses efeitos não são apenas psicológicos. Ao avaliar dessa vez mulheres, os cientistas concluíram que aquelas expostas ao aroma do óleo essencial de laranja apresentaram alterações no córtex pré-frontal.

As 20 voluntárias tiveram um aumento repentino de oxihemoglobina nessa parte do cérebro, uma espécie de reforço de oxigenação que garantiu uma função cerebral aprimorada.

É importante lembrar que esta área é de forma geral associada ao comportamento social e à expressão da personalidade. As mulheres da pesquisa relataram que se sentiram mais relaxadas e confortáveis devido ao aroma do óleo essencial.

Melhoras para a acne

Outros estudos buscaram comprovar a eficácia do óleo essencial para condições de pele. Uma pesquisa de 2012 testou vários géis à base de óleo essencial de laranja em 28 voluntários com acne.

Eles utilizaram o produto feito pelos pesquisadores durante 8 semanas, e ao final relataram uma melhora de 43 a 75% dos sintomas relacionados à acne. De fato, um resultado muito interessante!

Cuidados no uso do óleo essencial de laranja

Mesmo se tratando de um produto natural, preciso sempre alertar para que você não faça uso sem a orientação correta de um profissional habituado a esse tipo de tratamento. O caso do uso de óleos essenciais cítricos na pele, como o de laranja, merece especial atenção.

Usá-lo diretamente, sem diluição, ou de forma errada, pode causar queimaduras, inflamação e até manchas na pele. Portanto, tenha muito cuidado com aplicações tópicas.

E, é claro, nunca substitua outros tratamentos que já esteja fazendo. Tomar certos cuidados são fundamentais para não cometer erros que, no fim, mais atrapalham do que ajudam.

Seja consciente e poderá aproveitar da melhor forma possível o óleo essencial de laranja e outros óleos essenciais. Para conhecer mais alguns deles, clique aqui e confira uma lista exclusiva de posts com as melhores opções. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Goes TC, Antunes FD, Alves PB, Teixeira-Silva F. Effect of sweet orange aroma on experimental anxiety in humans. J Altern Complement Med. 2012;18(8):798-804. doi:10.1089/acm.2011.0551.
  • Igarashi M, Ikei H, Song C, Miyazaki Y. Effects of olfactory stimulation with rose and orange oil on prefrontal cortex activity. Complement Ther Med. 2014;22(6):1027-31. doi:10.1016/j.ctim.2014.09.003.
  • Dosoky NS, Setzer WN. Biological activities and safety of Citrus spp. essential oils. Int J Mol Sci. 2018;19(7):1966. doi:10.3390/ijms19071966.
  • https://www.drrondo.com/oleos-essenciais/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link