Óleo Essencial de Sementes de Uva: Bom ou Ruim?

Você já ouviu falar do óleo essencial de sementes de uva? Também chamado simplesmente de óleo de sementes de uva ou grapeseed oil, ele tem uma diferença fundamental dos outros óleos essenciais: enquanto a maioria é extraída das folhas das plantas, sua obtenção é feita a partir das sementes do fruto.

É importante também não confundir o óleo de sementes de uva com o extrato de uvas. Esse último é feito a partir do fruto como um todo, especialmente com as cascas. Os principais componentes do óleo essencial de sementes de uva são:

  • Ácidos graxos saturados e monoinsaturados, como ácido oleico;
  • Flavonoides, carotenoides e ácidos fenólicos;
  • Boa quantidade de vitamina E;
  • Polifenois;
  • Tocoferois.

Benefícios e usos do óleo essencial de sementes de uva

1 – Na sua salada

O óleo de sementes de uva é no preparo dos alimentos é uma boa opção para ajudar a temperar a sua salada, por exemplo. Um estudo feito nos Estados Unidos concluiu que consumi-la com um molho a base de óleo melhorava a absorção dos nutrientes.

É claro que você precisa optar por um óleo saudável. Além do óleo de sementes de uva, há o azeite de oliva extravirgem, óleo de abacate, de nozes e de coco.

2 – Óleo essencial de sementes de uva para sua pressão arterial

O óleo essencial de sementes de uva funciona como um elevador da produção de nitrogênio. Seus poderosos antioxidantes podem ser benéficos para a saúde, particularmente complexos de proantocianidina oligoméricos (OPCs)., que tem especial ação vasodilatadora.

Em um estudo de 2016, os pesquisadores observaram que aqueles que consumiram 300 miligramas duas vezes ao dia durante seis semanas reduziram significativamente a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica. Houve também melhora da sensibilidade da insulina de jejum.

3 – Para os seus cabelos (ou a falta deles)

A queda de cabelos é uma preocupação de todos. Nisso, o óleo de sementes de uva pode ajudar. Seus antioxidantes ajudam a manter seu folículo saudável: em estudos com animais, os componentes ativos na semente de uva se mostraram 3 vezes mais ativos que os controles em estímulo de crescimento de cabelo.

Cuidados com o uso do óleo essencial de sementes de uva

Embora o óleo de sementes de uva seja uma boa opção, é preciso tomar cuidado com os excessos. Evite usá-lo para cozinhar os alimentos, pois ele contém quantidade alta de ômega 6, que é pró-inflamatório. Portanto, use-o somente em casos pontuais e sob recomendação do seu médico.

Para fritar e grelhar, use óleo de coco ou banha de porco. Eles são as melhores opções para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link