Saúde

Óleo Essencial de Noz-moscada: a Maravilha do Oriente

Conhecida como uma das especiarias mais importantes da história, a noz-moscada é hoje um tempero muito utilizado em diversas culinárias pelo mundo. Mas ela também sempre foi conhecida por suas propriedades medicinais, e o mesmo se pode dizer do óleo essencial de noz-moscada.

Ele é obtido a partir da destilação a vapor das sementes secas da noz-moscada – aquela mesma que você rala finamente para dar um toque de sabor às suas receitas.

O óleo essencial de noz-moscada já foi usado por diferentes civilizações ao longo das eras. No Egito Antigo, era um dos ingredientes usados para embalsamar as múmias.

Já os indianos o usavam para tratar problemas intestinais. Na medicina Ayurvédica, tradicional desse país, também há registros de uso no tratamento de febre, doenças respiratórias dores de cabeça e desconfortos digestivos. Mas, e hoje, quais seriam os principais usos do óleo essencial de noz-moscada?

Óleo de massagem

Esse óleo costuma ser usado com bons resultados como óleo para massagens. Ele pode aliviar dores musculares, inchaços e inflamações, além de ser ótimo para melhorar a circulação da área onde é utilizado.

Ação antimicrobiana

O óleo essencial de noz-moscada contém também diversos fitoquímicos com ação antimicrobiana, como os alcaloides, esteroides, taninos, flavonoides, fenólicos e glicosídeos.

Por conta disso, ele é um excelente combatente de fungos e bactérias. Isso inclui agentes perigosos como Bacillus subtilis, Escherichia coli e Saccharomyces cerevisia.

Cuidados no uso do óleo de noz-moscada

Como trata-se de um óleo essencial obtido a partir de uma especiaria, ele é relativamente seguro para ser ingerido. Mas o mais aconselhável é que você só faça isso com recomendação médica e instruções corretas de uso.

O excesso pode levar a alterações no seu sistema nervoso central, levando desde a uma simples sonolência até confusão mental. Portanto, tenha cuidado e não faça nada por conta própria.

No caso de aplicação tópica, como no caso de massagens, lembre-se de usar algum óleo para diluí-lo. Bastarão algumas poucas gotas em óleo de coco ou azeite de oliva para os efeitos esperados. Nesse caso, também é aconselhável que você o adquira em locais especializados que lhe fornecerão as melhores formas de uso.

Referências bibliográficas:

  • Nutmeg Oil: An Essential Oil to Go Nuts For. Mecola.com. 31 aug. 2017.
  • Journal of Spices and Aromatic Crops, 2004;13(2):135-139
  • Chemistry of spices / [edited by] V.A. Parthasarathy, B. Chempakam,
  • T. John Zachariah.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *