Óleo Essencial de Junípero: Relaxe e Cuide da sua Pele!

O óleo essencial de junípero, também conhecido como óleo essencial de zimbro, é feito a partir dos frutos do junípero, uma árvore originária do hemisfério norte. Em alguns locais é possível encontrar versões feitas a partir dos galhos e folhas, mas o produzido apenas com os frutos é mais puro e tem mais qualidade.

Em sua composição há diversas substâncias comuns em outros óleos essenciais, como a-pineno, b-pineno, cânfora, limoneno, nerol, linalol, borneol e acetato de linalil. Na prática, elas podem lhe ajudar em várias condições de saúde, como:

  • Relaxamento: usado em um difusor ou vaporizador, ajuda no alívio emocional, reduzindo sintomas de estresse, ansiedade e fadiga. Além disso, é mantém um aroma agradável de limpeza e uma sensação de ar puro na sua casa ou escritório.
  • Para sua pele: diluído em um óleo carreador, pode ajudar no combate de dermatites, psoríase, oleosidade excessiva e eczema. Costuma também ser usado em compressas para os mesmos objetivos.
  • Como óleo de massagem: também diluído, pode ser massageado em pontos de dor para promover sensação de alívio. Isso vale para condições como artrite, gota, dores musculares e nas articulações.
  • Alguns tratamentos estéticos utilizam o óleo essencial de junípero para amenizar as celulites. Se esse é o seu objetivo, vale a pena conversar com profissionais certificados sobre o óleo de junípero.
  • Há também usos relativos ao alívio de sintomas de problemas respiratórios. Seu médico poderá lhe orientar se é uma opção válida para o seu caso.

Cuidados no uso do óleo essencial de junípero

Atenção: essas informações são apenas referências para que você converse com o seu médico. Antes de usar o óleo essencial de junípero ou qualquer outro óleo essencial, procure sempre pela orientação correta de um profissional de saúde, preferencialmente alguém habituado a esse tipo de tratamento natural.

Alguns produtos, mesmo naturais, podem apresentar efeitos colaterais e interações com outros medicamentos. Portanto, não pare nenhum tratamento que já esteja fazendo nem substitua remédios receitados previamente. Sendo responsável você só colherá os benefícios!

Referências bibliográficas:

  • PLoS ONE. 9 (9): e106057. doi:10.1371/journal.pone.0106057. ISSN 1932-6203. PMC 4159210. PMID 25203255.
  • Int J Toxicol. 20 (Suppl 2): 41–56. 2001. doi:10.1080/10915810160233758. PMID 11558640.
  • Juniper berry oil will make you jump for joy. Mercola.com
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *