Óleo Essencial de Hissopo: o Exterminador de Germes e Dores

O óleo essencial de hissopo é um óleo extraído do hissopo (Hyssopus officinalis), uma planta originária do Mediterrâneo e Oriente Médio. Por isso mesmo, é conhecido e utilizado desde os tempos bíblicos! Enquanto em alguns locais a planta era considerada sagrada, os antigos romanos já usavam o óleo essencial como desinfetante e para tratamento de pequenas infeções.

Ao que parece, eles antigos estavam certos. O óleo essencial de hissopo tem alto potencial antimicrobiano, contendo uma mistura de diferentes compostos químicos que geram um efeito poderoso contra vírus e bactérias. Estudos já demonstraram efeitos importantes contra Staphylococcus pyogenes, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e até Candida albicans.

Óleo essencial de hissopo na aromaterapia

O aroma deste óleo essencial é conhecido por suas propriedades calmantes, auxiliando inclusive no combate a ansiedade. Outros usos relatados vão desde alívio de sintomas respiratórios a problemas digestivos.

Outros benefícios do óleo de hissopo

  • Dores: massagens com o óleo essencial de hissopo diluído em um óleo carreador, como o óleo de coco, pode ser uma ótima pedida para o alívio de dores musculares.  
  • Cólicas e desconfortos: já as massagens em regiões abdominais podem aliviar desconfortos gastrointestinais e cólicas menstruais.
  • Ação expectorante: massagens no peito podem auxiliar na expectoração em caso de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios.
  • Tratamento de cicatrizes: loções combinadas com óleo essencial de hissopo costumam ser usadas para amenizar e prevenir cicatrizes.

Cuidado no uso dos óleos essenciais

Conforme foi possível observar, existem muitos usos possíveis do óleo essencial de hissopo. Mas lembre-se: não é recomendável que você faça nenhum deles sem antes conversar com o seu médico. De preferência, procure por um profissional habituado a esse tipo de tratamento natural, que poderá orientá-lo adequadamente.

Adquira seu óleo essencial em locais certificados, onde terá a garantia de estar realmente levando pra casa algo natural e saudável. É preciso cuidar da nossa saúde da forma certa. Assim, só temos a ganhar. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link