Bem-Estar

Óleo Essencial de Cravo da Índia: Bom para Você, Péssimo para Insetos

O óleo essencial de cravo da Índia, ou simplesmente óleo essencial de cravo, é extraído da planta Syzygium aromaticum. É uma erva aromática originária do sudeste asiático e muito usada como especiaria.

O óleo também é muito produzido na região, sendo países como Madagascar e Indonésia seus principais produtores.

É também bem conhecido por seu nome em inglês. Então, quando você ouvir algo sobre “clove oil” ou “oil of clove”, saiba que é desse tipo de óleo que estão falando.

Em algumas partes do mundo, o óleo essencial de cravo da Índia é tradicionalmente usado no tratamento de dores de dente. Acredita-se que o efeito de anestesia, ainda que temporário, seja causado pela presença de uma substância chamada eugenol.

Mas, atenção, este uso não é recomendado, pois deve-se evitar a ingestão e o contato direto com o óleo de cravo sem diluição. Já na aromaterapia, a fragrância desse óleo é vista como estimulante.

Ação contra fungos

O óleo de cravo da Índia é também conhecido por seu poder contra micro-organismos. Colocado em ambientes fechados, como gavetas e caixas, pode reduzir a proliferação de fungos que causam mofo e bactérias nocivas.

Por conta disso, há pesquisas que testam esse óleo essencial como técnicas mais naturais para a agricultura. Uma pesquisa brasileira, por exemplo, descobriu em laboratório que o óleo realmente combatia diversos tipos de fungos.

Já em um estudo espanhol, os pesquisadores usaram o óleo de cravo da Índia para desacelerar a germinação das batatas – um problema comum em estoques desse vegetal, que por vezes passa por processos químicos. O óleo essencial, no caso, se mostrou uma boa opção natural para a questão.

Tudo isso demonstra como este óleo realmente tem propriedades importantes. E para o uso na sua casa, principalmente nas épocas mais quentes, uma boa notícia…

Óleo essencial de cravo contra os insetos

Algumas pessoas tradicionalmente usam os próprios cravos em cantos de armários ou na despensa para espantar formigas e outros insetos. E isto faz muito sentido!

Tanto que o óleo essencial de cravo é usado em vários pesticidas naturais. Se você está tendo pesadelos por conta de pernilongos e outros hóspedes inconvenientes, procure por fórmulas comeste óleo ou mesmo os óleos de hortelã, eucalipto e pimenta-caiena.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa dos Estados Unidos testou o uso de várias marcas de produtos naturais disponíveis naquele país em percevejos. As fórmulas com o óleo de cravo simplesmente mataram 90% dos insetos.

Então, quer se manter com energia e ainda combater de bactérias e fungos a insetos? Esse óleo essencial certamente vai ajudar!

Referências bibliográficas:

  • Lawless, J. (1995). The Illustrated Encyclopaedia ofEssential Oils.
  • Gómez, D. Trujillo, Y. Arroqui, C. Vírseda, P. 2008.Estudio del comportamiento antimicrobiano de un tratamiento de naturalezaorgánica basado en el uso de NAC como agente conservante en potato mínimamente procesada. Póster. Libre. II Food and Health II International conference of food Science.
  • Action of Syzygium aromaticum (L.) Merr. & L.M.Perryessential oil on the hyphae of some phytopathogenic fungi. Rev. bras. plantasmed. vol.13 no.2 Botucatu  2011.
  • Potential of Essential Oil-Based Pesticides and Detergents for Bed Bug Control
  • Singh, Narinderpal et al.
  • Journal of Economic Entomology(2014),107(6):2163
  • https://www.drrondo.com/pesticidas-residenciais-causar-transtorno-deficit-hiperatividade/
  • https://www.drrondo.com/oleos-essenciais/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *