Saúde

Óleo Essencial de Camomila Azul: o Melhor para sua Pele e Cabelos!

É preciso estar atento a detalhes que fazem a diferença. Por exemplo: existem dois tipos de camomila: a camomila romana, cujas flores são um pouco menores, e a camomila alemã, também chamada de camomila azul. É dela que se extrai o óleo essencial de camomila azul.

Na aromaterapia, este óleo essencial é conhecido por harmonizar os ambientes, ajudando no equilíbrio e adaptação às mudanças. Sua tonalidade levemente azulada é resultado da concentração do composto azuleno, que também guarda alguns segredos como:

1 – Alívio para alergias e eczemas

Alguns sintomas desagradáveis dos problemas de pele podem ser amenizados com o uso do óleo essencial de camomila azul. Nesses casos, ele costuma ser usado em emplastros ou compressas.

2 – Cólica menstrual e cândida

Tradicionalmente, usa-se o banho de assento em água quente com óleo essencial de camomila azul para atenuar sintomas de cólicas menstruais e cândida. Isso ocorre pelo poder antimicrobiano e antifúngico.

3 – Óleo essencial de camomila azul e imunidade

Na aromaterapia, o óleo essencial de camomila azul pode ser combinado com outros óleos essenciais para gerar um efeito positivo na sua imunidade. Os melhores para essa combinação são os óleos de rosas, de sândalo e de hortelã.

4 – Hidratante de cabelo

Se você está com os cabelos ressecados, o óleo essencial de camomila azul com algumas colheres de óleo de amêndoas é uma boa opção. Pode-se também optar pelo óleo de camomila comum ou de lavanda.

5 – Dores articulares e musculares

Outro uso tradicional é massagear este óleo essencial nos locais de dores articulares, como as causadas pela artrite. Deve-se usar também um óleo carreador nesses casos, para evitar irritações na pele.

Cuidados no uso do óleo essencial de camomila azul

Mesmo se tratando de um produto natural, é importante que você não tome decisões por conta própria e converse com seu médico antes de usar. Ele conhece os detalhes do seu quadro de saúde e poderá lhe dar as orientações corretas. Lembre-se de nunca substituir nenhum tratamento que esteja fazendo, principalmente quando já faz uso de medicações. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • https://www.drrondo.com/oleos-essenciais/
  • German chamomile oil: Why you should have it at home. Mercola.com Jul 06. 2017.
  • Llewellyn’s Complete Formulary of Magical Oils: Over 1,200 Recipes, Potions, and Tinctures for Everyday Use, September 2012
  • Natural Beauty, February 2015
  • Pharmacognosy Review. January 2011
  • Essential Oils: A Handbook for Aromatherapy Practice Second Edition, July 2012
  • National Association for Holistic Aromatherapy
  • Complete Aromatherapy Handbook: Essential Oils for Radiant Health, June 30, 1991
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *