Alimentação

O que é um Alimento Saudável de Verdade?

O que significa um alimento saudável?

Esse termo “saudável” foi primeiramente definido oficialmente em 1994, entre os profissionais de saúde, e entende-se como: um alimento que atende a certos critérios nutricionais para a gordura, proteína, e nutrientes benéficos como vitaminas, minerais e fibras.

Há tantos alimentos saudáveis, mas para facilitar, procure dar preferência no que está na estação.

Para garantir a sua saúde, eu aconselho gastar 90% do seu orçamento alimentar em alimentos integrais e apenas 10% em alimentos processados.

Escolher da lista abaixo é um começo muito bom para alimentar você e a sua família.

1. Abacate

O abacate é interessante, pois tem pouca frutose e é rico em gordura monoinsaturada saudável. Além disso, é muito rico em potássio, contendo mais do que o dobro da quantidade de uma banana, o que ajuda muito a equilibrar sua relação sódio / potássio, tão comprometida com a alimentação processada.

Contém cerca de 20 nutrientes essenciais para aumentar a saúde, incluindo fibra, vitamina E, vitaminas B e ácido fólico.

Outra vantagem, você pode comprar abacate de crescimento convencional sem precisar gastar mais com o tipo orgânico, pois a sua pele grossa protege o fruto interno de contato com pesticidas. Eis um verdadeiro alimento saudável!

2. Alho

Alho é um dos alimentos mais importantes no antienvelhecimento, pois através do processo de digestão do mesmo produz-se ácido sulfênico, um composto que reage com radicais livres perigosos mais rápido do que qualquer outro composto conhecido.
Grande parte do efeito terapêutico do alho vem de oligossacarídeos e compostos contendo enxofre, como a alicina, que são também o que lhe dá o seu cheiro característico.

Rico em vitamina C, vitaminas B6, cálcio, manganês, fósforo, selênio.

Age reduzindo inflamação e estimula função imunológica, antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiparasitária, além de ser tóxico para diversos tipos de células cancerosas.
Melhora a saúde cardiovascular e a circulação

3. Cogumelos

Tem ação antioxidante única, pela presença de ergotioneina, que os cientistas estão agora começando a reconhecer como um “mestre antioxidante”, importante na proteção do DNApor dano oxidativo.

Importante ação imunomoduladora e protetora contra o câncer, pela presença de polissacarídeos de cadeia longa, particularmente as moléculas de alfa e beta glucano.
Rico em proteínas, fibras, vitamina C, vitaminas B, cálcio e selênio em especial.

4. Couve

Importante fonte de prevenção do câncer, pela alta concentração de indole-3-carbinol.
Rica em vitaminas K, A, B e C, e minerais como manganês, cobre,cálcio e potássio.
Apresenta glucosinolatos que colaboram na proteção contradanos do DNA.
Age melhorando a metabolização dos sais biliares com ação reguladora do colesterol e da digestão.

5. Aipo

Aipo é uma fonte riquíssima de luteolina, que está associada a menores taxas de perda de memória relacionada à idade, possivelmente por sua ação anti-inflamatoria a nível cerebral. Além do aipo, pimentões e cenouras também são boas fontes de luteolina.

6. Brócolis e couve-flor

São excelentes fontes de colina, uma vitamina B conhecida por seu papel no desenvolvimento cerebral, melhorando função cognitiva, aprendizado e memória. A ingestão de colina durante a gestação garante um melhor desenvolvimento da atividade cerebral, além de aumentar a defesa contra toxinas na infância. Ovos e carne estão entre as melhores fontes de colina.

7. Ovos orgânicos

Contêm “proteínas completas”, o que significa que eles contêm todos os aminoácidos essenciais. Consuma ovos de galinhas criadas soltas, cuja composição nutricional é muito mais consistente e completa. Os ovos também contêm luteína e zeaxantina para a saúde ocular, colina para o seu cérebro, sistemas nervosos e cardiovasculares e B12 natural. Esqueça o que te disseram de ruim sobre o ovo. Ele é um verdadeiro alimento saudável, e muito!

8. Curry

Curry contém curcumina, com potente ação antioxidante e anti-inflamatória, capaz de atravessar a barreira hematoencefálica, o que é uma das razões pelas quais é promissor como agente neuroprotetor em uma ampla gama de distúrbios neurológicos.

Segundo os estudos, a curcumina pode ajudar a inibir o acúmulo de células beta-amilóides, destrutivas no cérebro de pacientes com Alzheimer. Age estimulando a memória e a neo-formação de células cerebrais, um processo conhecido como neurogênese.

9. Carne Vermelha

Carne vermelha de animais criados a pasto é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais ômega 3 e CLA (ácido linoleico conjugado). Riquíssima em vitamina B12, que é vital para a função cerebral, pois sua deficiência torna as pessoas mais propensas a apresentarem baixa pontuação em testes cognitivos, bem como ter um menor volume total do cérebro. Além disso, apresenta maior concentração de vitaminas e minerais.

10. Gorduras saudáveis

Gorduras benéficas como a manteiga de vacas criadas a pasto, o ghee, (manteiga clarificada), azeitonas, azeite extravirgem e óleo de coco, nozes e macadâmia, ovos de galinhas criadas soltas, salmão selvagem do Alasca e abacate, que promovem a saúde corpórea e cerebral.

11. Salmão do Alasca Selvagem

O salmão fornece ácidos graxos ômega-3 ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), que pode beneficiar muitos aspectos da sua saúde, como sistema cardiovascular, podendo aumentar a sua expectativa de vida em mais de dois anos e reduzir o risco de morrer de doenças cardiovasculares em 35%, além de ser importante na saúde mental. Tem alto potencial antioxidante, pois contém astaxantina, com propriedades benéficas para o coração, olhos e cérebro

12. Óleo de coco orgânico

Você já me ouviu várias vezes falando sobre como o óleo de coco é um alimento saudável. Ele contém triglicérides de cadeia média (TCMs), o que o torna altamente eficiente no processo de geração de energia, queima de gordura, melhor função da tireoide, normaliza a sensibilidade a insulina, além de gerar corpos cetônicos tão importantes no caso do tratamento para Alzheimer.

É rico em ácido láurico, que se converte no seu corpo, capaz de destruir vírus revestidos de lipídeos como HIV e herpes, gripe, sarampo e protozoários, tais como Giardia lamblia. Tem efeito detox para alumínio.
Certifique-se de usar um óleo de coco orgânico extravirgem, pois ele preserva todas as suas qualidades.

13. Brodo: caldo de osso

Altamente rico em colágeno e minerais. Reduz inflamação e dores articulares, promove o crescimento do cabelo e unhas, além de reduzir finas rugas. Para conferir receitas de brodo, é só clicar aqui.

Referências bibliográficas:

  • J Neurophysiol. 2004 Apr;91(4):1545-55.
  • Neurology. 2011 Sep 27;77(13):1276-82.
  • Preventdisease.com August 14, 2013
  • Green MedInfo, Garlic
  • Nature (2010) 17, 1134–1140
  • Nutrition Horizon April 24, 2013
  • The World’s Healthiest Foods, Super Energy Kale Soup
  • Nutr Cancer. 2002;42(1):1-9.
  • The World’s Healthiest Foods, Super Energy Kale Soup
  • World’s Healthiest Foods, Collard Greens
  • World’s Healthiest Foods, Cauliflower
  • Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia
  • Livro Óleo de coco: a gordura que pode salvar sua vida. Editora Gaia
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER
close-link