Bem-Estar

O que é Melhor? Escrever à Mão ou Digitar?

Deixa eu lhe fazer uma pergunta… Você já notou que há um hábito cada vez menos frequente no mundo atual? Só por estar lendo este artigo, por um computador ou smartphone, já deve saber qual é… Estou falando de escrever à mão!

Não faz tanto tempo que as crianças tinham aulas de caligrafia. Eram orientadas pelos professores a terem uma letra bonita, pois precisariam disso dali pra frente. Mas esse quadro vem mudando…

Com as novas tecnologias, cada vez mais usamos a digitação, seja no computador ou até mesmo em nossos celulares. O hábito de escrever com lápis ou caneta vai ficando para trás, principalmente nas novas gerações. Mas será que isso tem alguma influência no aprendizado?

A diferença de escrever à mão

Observando que até mesmo nas instituições de ensino a digitação têm substituído o hábito de escrever à mão, pesquisadores noruegueses e franceses analisaram essas diferenças com relação ao aprendizado.

Primeiro, eles chegaram à conclusão de que quando lemos algo que escrevemos à mão, ativamos áreas diferentes do cérebro daquelas usadas quando lemos caracteres digitados.

Os pesquisadores explicam que os movimentos usados para escrever deixam uma memória motora na parte sensório-motora do cérebro, o que nos ajuda a reconhecer as letras. Em outras palavras, há maior conexão entre a leitura e a escrita devido à participação dessa área cerebral ligada à coordenação.

Há outro fator importante: escrever à mão é mais lento do que digitar. Você pode até achar que, por causa disso, é uma perda de tempo… Mas quando se trata de aprender, a coisa muda de figura. Essa “demora”, segundo os pesquisadores, influencia no aprendizado para melhor.

Pegue sua caneta!

É claro que as novas tecnologias nos trouxeram facilidades e agilidade na execução de tarefas. Ninguém está falando para você deixar de usar seu teclado para digitar…

Mas essa informação é interessante de ser levada em consideração na próxima vez em que você estiver aprendendo algo novo. Ao estudar ou participar de alguma palestra ou conferência, que tal tentar anotar um pouco escrevendo à mão?

Faça o teste! Pode ser que você ganhe em compreensão.! Uma boa saúde depende também de novos aprendizados e de manter a mente em dia com novos desafios. Ler, escrever e aprender é fantástico e faz muito bem!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *