O Óleo Essencial de Lúpulo pode lhe Ajudar a Dormir!

Provavelmente você conhece o lúpulo como uma das matérias primas da cerveja. Mas o que pouca gente sabe é que essa não é sua única utilidade. E o óleo essencial de lúpulo está para provar!

Ele é extraído das flores da planta do lúpulo (Humulus lupulus) – a mesma usada na cerveja – por meio de destilação a vapor. Na medicina popular, o lúpulo sempre foi conhecido por seus efeitos sedativos. Havia inclusive pessoas que os colocavam dentro de seus travesseiros para conseguirem um sono melhor. Será que eles estavam certos?

Curiosamente, as pesquisas mais recentes têm confirmado esse poder. Um estudo de 2005, por exemplo, confirmou que uma combinação de extrato de lúpulo e valeriana foram eficazes contra insônia. 184 adultos insones receberam o extrato durante 28 dias, apontando melhoras significativas tanto para o sono quanto para a qualidade de vida em geral.

Em 2007, outra pesquisa encontrou efeitos similares. Os pesquisadores compararam o uso do composto com o placebo, concluindo que os que tomaram a mistura adormeceram mais rapidamente.

Uma opção natural para aproveitar o óleo essencial de lúpulo é o uso dele na aromaterapia. É possível utilizá-lo em um difusor ou em banhos. Procure por um local especializado nesse tipo de produto e profissionais qualificados que poderão lhe orientar.

Outros usos e cuidados com o óleo essencial de lúpulo

Outras pesquisas apontam que o lúpulo ou seu óleo essencial também podem auxiliar em outros problemas de saúde. Há, por exemplo, propriedades anticâncer, de proteção hepática, combate à tuberculose e melhora nos sintomas da menopausa.

Há ainda alguns cuidados necessários. Caso você já tome algum remédio com efeitos sedativos, como certos antidepressivos, o uso do óleo essencial de lúpulo pode intensificar a sonolência. Mantenha-o também afastado das crianças e principalmente dos cães, pois o lúpulo é tóxico para eles.

E sempre é importante repetir: use somente com recomendação médica, preferencialmente de um profissional habituado com esse tipo de tratamento natural. Fazendo tudo da forma correta, certamente você estará no caminho da Supersaúde e de um sono reparador!

Referências bibliográficas:

  • The Hop; Its Culture, Marketing and Manufacture, p.21, June 25, 2010
  • Sleep. 2005 Nov;28(11):1465-71.
  • Phytother Res. 2007 Sep;21(9):847-51.
  • Res Pharm Sci. 2012 Oct-Dec; 7(4): 235–242.
  • Front Pharmacol. 2018; 9: 530.
  • Front Physiol. 2015; 6: 140.
  • Phytomedicine. 2006 Jan; 13(1-2): 119–131.
  • https://www.drrondo.com/oleos-essenciais/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link