O Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora na Luta Contra a Pandemia

Eu já venho falando sobre ele há alguns anos porque o citriodiol, substância extraída do eucalipto, tem poder de repelente e estudos científicos atestam a sua eficácia como antibacteriano e até no combate a dores.

Isso mesmo!

E agora, novamente seus efeitos repelentes voltam a ter destaque, dessa vez contra o Sars-Cov-2.

Parece uma boa notícia, né?

Já aprovado pela ciência anteriormente para outros tipos de coronavírus, pesquisadores do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido decidiram então testá-lo como protetor contra o vírus causador da grande pandemia que estamos vivendo e tiveram bons resultados.

Eles fizeram dois tipos de testes:

  1. Primeiro, testaram como o vírus reagia a uma aplicação líquida direta do citriodol. Eles concluíram que, de fato, o princípio ativo do óleo essencial foi capaz de neutralizar o Sars-Cov-2.
  2. Depois, os cientistas usaram uma espécie de pele sintética, que simula a pele humana, para saber se o uso do repelente poderia também neutralizar o vírus nessa situação. Os resultados foram igualmente positivos, demonstrando o poder antiviral.

Por conta desses estudos, desde o mês de abril os militares das forças armadas britânicas estão usando repelente com a substância citriodiol, além do uso de máscaras, claro.

É óbvio que o repelente não é uma vacina e você deve manter todas as outras precauções, como o uso de máscara, medidas de higiene e distanciamento e o uso de álcool em gel, mas o repelente de eucalipto citriodiol pode ser mais um apoio contra a Covid-19.

Fique comigo que vou te ensinar a fazer o seu próprio repelente em casa.

Mas antes, quero te falar um pouco mais sobre esta alternativa natural e trazer alguns outros bons motivos para você tê-lo na sua casa.

Conhecendo o óleo de eucalipto citriodora

Este óleo essencial é extraído das folhas do eucalipto através de um processo de destilação. Seu uso começou na Austrália, pelos povos nativos originais, que já usavam infusões com essas folhas para o tratamento de várias doenças.

Os colonizadores logo observaram esse uso e começaram a destilar o óleo de eucalipto. E quem eram esses colonizadores? Sim, os ingleses, os mesmos que agora usam-no na luta contra o novo coronavírus!

É interessante ver como a história se repete e notar essa relação entre os britânicos e o óleo essencial de eucalipto, tudo por conta do conhecimento ancestral dos aborígenes australianos.

Hoje o óleo de eucalipto é usado no mundo todo, e as pesquisas indicam que o eucaliptol, seu composto orgânico natural, tem ação contra fungos e bactérias. Os efeitos são ainda mais positivos quando se trata de micro-organismos nocivos ao sistema respiratório.

Ele também pode ser usado como óleo de massagem relaxante e no combate a dores, desde que seja diluído em óleos carreadores, como óleo de coco ou azeite de oliva.

Também pode servir como vapor de banho, adicionando-se algumas gotas ao chão do box, para que a água quente promova a vaporização aromática. E além de tudo isso, é claro, agora o Ministério da Defesa do Reino Unido encontrou essa nova utilidade: a proteção de superfícies, inclusive da pele, contra o Sars-Cov-2.

Por fim, ele é ótimo como repelente natural de mosquitos. Se você quiser se livrar desses bichinhos inconvenientes durante o verão, confira a receita abaixo…

Receita: repelente natural de óleo essencial de eucalipto citriodora

Em comparação com o DEET, o mais popular repelente industrializado de insetos, o repelente natural feito com óleo essencial de eucalipto citriodora não tem efeitos negativos, por ser totalmente natural.

Use o óleo puro a 10% e misture com algum veículo carreador oleoso, como azeite de oliva ou óleo de coco.

Como fazer:

  • Coloque em um frasco que tenha tampa com bocal de spray para fácil aplicação.
  • Use 10% do óleo de eucalipto com 90% do seu óleo veículo carreador.
  • Agite o frasco antes de usar.         
  • Pulverize na pele
  • Conserve-o em lugar fresco e abrigado do sol.
  • Não use na área dos olhos

Cuidados:

  • Não deve ser usado via oral, somente na pele.
  • Pode apresentar leves irritações dos olhos e raramente irritação de pele.
  • Aconselho sempre experimentar numa pequena região do corpo para descartar qualquer sensibilidade ao produto.
  • Gestantes devem usar com cuidado.

Referências bibliográficas:

  • Ingredient in insect repellent can kill Covid-19, MoD study finds. The Telegraph, 26 ago. 2020.
  • Experimental survival of SARS-CoV-2 on an insect-repellent-treated surface. Ministry of Defence, UK Government. 26 ago. 2020.
  • Barr, A., Chapman, J., Smith, N., Beveridge, M., TraditionalBush Medicines, An Aboriginal Pharmacopoeia, Greenhouse Publications, pp.116–117, 1988.
  • Low, T., Bush Medicine, A Pharmacopeia of Natural Remedies,Angus & Robertson, p. 85, 1990.
  • Salari, M. H.; Amine, G.; Shirazi, M. H.; Hafezi, R.; Mohammadypour, M. (2006). “Antibacterial effects of Eucalyptus globulus leaf extract onpathogenic bacteria isolated from specimens of patients with respiratory tractdisorders”. Clinical Microbiology and Infection.
  • Hong, CZ; Shellock, FG (1991). “Effects of a topicallyapplied counterirritant (Eucalyptamint) on cutaneous blood flow and on skin and muscle temperatures. A placebo-controlled study”. American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation. 70 (1): 29–33.
  • 6 Receitas Naturais de Beleza Feitas com Azeite de Olivawww.DrRondo.com
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link