O Fantástico Resultado da Meditação na Gravidez

Se você me acompanha por aqui já viu como eu sempre comento sobre os benefícios da meditação.

O que há de mais moderno na ciência nos diz que o ser humano deve ser abordado como um todo. Mente e corpo caminham juntos, estão interligados.

E é por isso que os institutos de pesquisa vêm focando tanto em desvendar as técnicas de meditação, tentando entender como elas podem nos ajudar.

Uma das mais divulgadas atualmente é o mindfulness, que é feita usando-se a respiração com o foco no momento presente.

Ela parte do princípio de que sua preocupação excessiva com o passado ou o futuro muitas vezes pode mais lhe prejudicar do que ajudar.

Afinal, apenas pensar em problemas que não podem ser resolvidos no momento não adianta nada…

Você apenas fica mais ansioso ou depressivo.

Pois bem… O que um novo estudo mostrou é que grávidas que passaram por um treinamento de mindfulness não beneficiaram apenas a si próprias…

Mas até os seus bebês ficaram menos ansiosos!

Esse estudo foi feito pela Universidade da Califórnia, São Franciso, onde grávidas passaram por um treinamento de mindfulness de 8 semanas.

Depois que os bebês nasceram e completaram 6 meses, os pesquisadores fizeram uma avaliação com os pequenos, comparando-os com filhos de mães que não meditaram.

E eles observaram que quando tinham alguma interação estressante, os filhos das mães que meditaram se acalmavam muito mais rápido, o que foi confirmado observando suas alterações cardiovasculares.

Já os bebês do grupo de controle, que não fez meditação, permaneciam agitados por mais tempo.

Esse estudo confirma não só mais um benefício do mindfulness, mas também o quanto as futuras mamães devem buscar uma gravidez com menos estresse. Caso contrário, isso pode se refletir na saúde das crianças.

Outros benefícios do mindfulness

Se você ainda não pratica o mindfulness, talvez queria saber dos diversos benefícios que esse tipo de meditação pode trazer para a saúde.

Segundo diversos estudos, pessoas que passaram por esse treinamento…

1 – Se dão melhor para combater os vícios. Pois o mindfulness ajuda a lidar com os pensamentos e desejos envolvidos nesse problema.

2 – São menos estressadas. Afinal, esse é um dos resultados mais observados, como vimos no caso das mães com seus bebês.

3 – Conseguem lidar melhor com traumas. Outro benefício de conseguir focar no momento presente.

4 – Sofrem menos com os efeitos da menopausa (no caso das mulheres, obviamente). Isso porque os estudos mostram que manter a atenção plena minimiza os sintomas dessa fase da vida.

5 – Tem menos ansiedade. O mindfulness já é amplamente utilizado para redução da ansiedade, assim como outras técnicas de meditação. Diversas pesquisas confirmam esses bons resultados.

6 – Tem o coração mais saudável. Afinal, o estresse é um fator de risco importante para piorar a saúde cardiovascular. Com menos estresse, seu coração só tem a ganhar!

7 – Dormem melhor. Preocupações do dia a dia são um verdadeiro vilão para a hora do sono. Quando você utiliza o mindfulness para focar no momento presente (e não em um problema que não dá pra resolver agora), pode de fato ter uma bela noite de sono.

E aí? Quer ter uma vida mais tranquila e de quebra passar isso para seus descendentes?

Vale a pena ficar de olho no mindfulness! Supersaúde! 

Referências bibliográficas:

  • Galante, J et al. Mindfulness-based programmes for mental health promotion in adults in non-clinical settings: A systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. PLOS Medicine, 2021 DOI: 10.1371/journal.pmed.1003481.
  • Noroña-Zhou, Amanda N.; Coccia, Michael; Epel, Elissa; Vieten, Cassandra; Adler, Nancy E.; Laraia, Barbara; Jones-Mason, Karen; Alkon, Abbey; Bush, Nicole R. The Effects of a Prenatal Mindfulness Intervention on Infant Autonomic and Behavioral Reactivity and Regulation. Psychosomatic Medicine, Mar. 10, 2022 DOI: 10.1097/PSY.0000000000001066
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *