O Esporte Pode Deixar Seu Filho Mais Inteligente!

Existe um mito que ainda hoje é muito difundido, de que crianças que são boas nos esportes podem não ser tão boas na sala de aula.

Mas ao contrário desse senso comum absurdo, o que as pesquisas recentes mostram é o oposto.

Na verdade, hoje muitos estudos vão na direção de olhar o indivíduo como um todo…

Esqueça essa história de separar desenvolvimento físico e mental como se cada pessoa fosse na verdade duas, um corpo e uma mente que não interagem entre si…

Veja só o que uma pesquisa alemã com crianças demonstrou…

Entendendo a relação entre aptidões física e mentais

Esse estudo analisou meninos e meninas do ensino primário na Alemanha.

Foram avaliados 3.285 meninas e 3.248 meninos, comparando-se critérios como força e resistência física, capacidade de concentração e qualidade de vida relacionada à saúde.

E o que se viu foi algo maravilhoso. O estímulo ao esporte e aos exercícios se mostrou importantíssimo também na saúde mental, concentração e inteligência.

Os dados mostraram que:

  • Quanto maior o nível de aptidão física das crianças, melhor elas conseguiam se concentrar nos estudos;
  • Elas também demonstravam ser mais saudáveis e terem mais bem-estar, resultando em uma melhor qualidade de vida.
  • Os alunos com melhor aptidão física e consequentemente melhor concentração eram mais propensos a passaram para o segundo grau.
  • Por outro lado, crianças com sobrepeso e pior aptidão física tinham pontuações menores também de concentração. Ou seja, há de fato uma relação direta entre o estímulo às atividades físicas e o desempenho escolar como um todo.

Os resultados chamaram tanto a atenção que a administração local do distrito onde o estudo foi realizado ofereceu às crianças do ensino primário um voucher para participarem de um clube esportivo por um ano…

Afinal, eles viram o quanto isso pode se reverter em melhores cidadãos no futuro! 

“Isso significa que é ainda mais importante incentivar o desenvolvimento motor nas crianças em um estágio inicial, pois isso também pode ter um impacto positivo no desenvolvimento da aptidão mental. A colaboração entre pais, escolas, comunidades e clubes esportivos é muito importante quando se trata de criar um leque abrangente e adequado de possibilidades.” comenta o professor Oberhoffer-Fritz, um dos autores do estudo.

Hora de olhar para as crianças

Se você tem uma criança em casa que se mostra sedentária, pense com carinho em como reverter essa situação.

Outros estudos já mostraram que essa falta de atividades e suas consequências, como a obesidade, podem até mesmo atrapalhar o desenvolvimento cerebral infantil.

Uma pesquisa americana, por exemplo, descobriu que as crianças com alto índice de massa corporal tinham um córtex cerebral mais fino, especialmente na área pré-frontal, região ligada à memória e tomada de decisões.

Os cientistas acreditam que o motivo sejam os processos inflamatórios causados pela má alimentação.

Então, mais uma vez, vemos o que já estamos cansados de saber… Alimentação saudável e atividade física devem começar desde cedo.

Isso vai ajudar seus filhos a terem um futuro brilhante! Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Katharina Köble, Tanja Postler, Renate Oberhoffer-Fritz, Thorsten Schulz. A Better Cardiopulmonary Fitness Is Associated with Improved Concentration Level and Health-Related Quality of Life in Primary School Children. Journal of Clinical Medicine, 2022; 11 (5): 1326 DOI: 10.3390/jcm11051326.
  • Technical University of Munich (TUM). “Sport improves concentration and quality of life: Study with primary school pupils confirms positive impact of physical fitness.” ScienceDaily. ScienceDaily, 5 April 2022.
  • Laurent JS, Watts R, Adise S, et al. Associations Among Body Mass Index, Cortical Thickness, and Executive Function in Children. JAMA Pediatr. Published online December 09, 2019.
  • Obesidade pode Prejudicar o Desenvolvimento do Cérebro das Criançaswww.DrRondo.com 
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *