Alimentação

O Chá Mate Realmente Ajuda a Emagrecer?

Você provavelmente há ouviu falar que o chá mate ajuda no emagrecimento. Inúmeras dicas de tratamentos naturais para perder peso falam dessa erva todos os dias, que é tradicionalmente usada na América do Sul a partir da planta Ilex paraguariensis. Mas será que a ciência suporta essa afirmação?

Um estudo recente encontrou alguns dados que podem dar uma resposta para a pergunta. Pesquisadores da Coreia do Sul analisaram a utilização da erva-mate em ratos de laboratório obesos e alimentados com dieta alta em gorduras.

Eles compararam medidas como ganho e perda de peso, gasto de energia, expressão gênica no tecido adiposo, níveis de gorduras e insulina no sangue dos animais.

O resultado foi que os que receberam o composto feito com mate realmente tiveram melhora nos quadros de obesidade e diabetes. Eles ganharam menos peso ou até tiveram redução do mesmo. Além disso, os lipídios no sangue também diminuíram.

Segundo o Dr. Sampath Parthasarathy, da University of Central Florida e editor do periódico onde a pesquisa foi publicada, “Obesidade e diabetes tornaram-se problemas que não podem ser gerenciados apenas por medicamentos. Este estudo sugere uma alternativa segura ao gerenciamento de peso e redução de lipídios e glicose no sangue”.

Cuidados com o chá mate

Há algumas pessoas que não se dão bem com o chá mate. Veja alguns cuidados importantes:

  • Evite o chá mate juntamente com álcool e tabaco, pois isso pode aumentar o risco de câncer de boca e esôfago.
  • Mulheres grávidas ou que amamentam também devem evitar, pelo risco de aumentar os níveis de cafeína no feto.
  • O mesmo para hipertensos: a cafeína da erva-mate pode elevar a pressão arterial.
  • Pessoas com transtornos de ansiedade podem piorar o problema com a ingestão de erva-mate.
  • Caso você tenha doenças inflamatórias intestinais, evite, pois a cafeína pode piorar o quadro e causar ainda diarreia.
  • Em pessoas com osteoporose ou osteopenia, a cafeína do chá mate pode mobilizar o cálcio dos ossos, também piorando a situação.

Principalmente no sul do Brasil, quando se fala em mate, logo se pensa em chimarrão. Afinal de contas,ele é o principal item dessa bebida típica. Em outras partes do país, porém, é consumido em forma de chá. São as conhecidas infusões.

E aí que mora outro problema em potencial. Geralmente, esse chá vem adoçado com enormes quantidades de açúcar. E não preciso nem falar do quanto você deve evitar esse tipo de consumo, certo?

Portanto, utilize sem açúcar – aliás, da mesma forma como você deveria apreciar o café. Ou adoce com stevia pura, que é natural e não vai alterar a sua sensibilidade à insulina. Assim você fica só com os benefícios!

Referências bibliográficas:

  • https://www.drrondo.com/o-chimarrao-e-saudavel/
  • Long-Term Dietary Supplementation with Yerba Mate Ameliorates Diet-Induced Obesity and Metabolic Disorders in Mice by Regulating Energy Expenditure and Lipid Metabolism. Journal of Medicinal Food Vol. 20, No.12.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *