O Ar de DENTRO do seu Carro Também é Perigoso!

Você sempre ouviu falar da poluição das ruas, gerada pela fumaça dos veículos. Essa sempre foi uma preocupação válida, e por isso fazemos de tudo para evitá-la: fechamos o vidro do carro, ligamos o ar condicionado e passamos o tempo no trânsito – que não é pouco nas grandes cidades! –vedados nesse ambiente.

Mas o que eu vou lhe contar agora pode ser assustador. Eu sei que às vezes, quando trago esse tipo de notícia, muitos questionam: será que não estamos seguros em nenhum lugar? Sim, é frustrante, mas é algo que preciso compartilhar, pois é a sua saúde que está em jogo!

Como se sabe, há certos químicos usados em estofados, como retardantes de chamas, que são extremamente tóxicos. Eles são considerados cancerígenas e já foram proibidos em alguns lugares, mas ainda são muito usados. O que uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia – Riverside descobriu é que eles costumam estar também no banco do seu carro.

E para piorar a situação, quando você se fecha no veículo, fica exposto ao químico em um ambiente pequeno e fechado. No estudo, eles avaliaram voluntários que dirigiam diariamente por períodos variados de tempo. E quanto maior esse tempo, maior a exposição ao químico.

Os pesquisadores explicam que esses elementos retardantes não são quimicamente ligados à espuma do banco do carro. Consequentemente, com o tempo, eles acabam se soltando no ar, sendo inalados pelo motorista. Como isso acontecendo diariamente, durante anos, pode-se imaginar os danos para sua saúde!

No seu carro e também no seu colchão

Esse problema não é algo novo. Os retardantes de chamas e outros químicos nocivos, como BPAs, ftalatos e metais pesados também são usados em colchões, como já comentei por aqui. Até ginastas, que treinam diariamente em colchões de espuma de poliuretano, já foram contaminados com esse tipo de produto!

Nesse caso, o ideal seria usar um colchão feito de produtos naturais e orgânicos, como lã, látex natural ou algodão. Mas para os estofados de automóveis, a situação é ainda mais complicada. Portanto, é preciso pensar em desintoxicação.

Clique aqui para ver um post especial onde comento sobre alguns suplementos e estratégias para remover mais facilmente os químicos do seu corpo. Essa estratégia detox é fundamental para viver no mundo moderno, onde sempre estamos em contato com químicos perigosos, seja no seu carro, no seu quarto e até em outros cômodos da sua casa.

Lembre-se que a poluição de interiores é tão ou mais perigosa que a de exteriores. Portanto, tenha atenção a isso se quiser manter uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Dembsey, N.A., F.M. Brokaw, H.M. Stapleton, R.E. Dodson, J. Onasch, E. Jazan, C.C. Carignan. 2019. Intervention to Reduce Gymnast Exposure to Flame Retardants from Pit Foam: A Case Study. Environment International.
  • Environment International. Volume 136, March 2020, 105499.
  • https://www.drrondo.com/sera-que-seu-colchao-esta-te-engordando/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link