Alimentação

Nutella: Sua Saúde Vale esse Sabor?

A Nutella é um produto que tem um grande número de entusiastas tanto na Europa como nos EUA, e no Brasil não é diferente. Está cada vez mais presente no café da manhã dos seus filhos, com gosto muito atraente – beirando o vício – e que se anuncia como algo saudável à sua rotina.

Para se manter à frente, a empresa tem criado campanhas publicitárias sobre a segurança de seus produtos, para tranquilizar sua base de fãs e manter forte a marca que inventou a mistura de avelã, chocolate e açúcar.

Ingredientes da Nutella podem surpreendê-lo

Em um comunicado, a empresa controladora da Nutella, Ferrero, disse:

“Uma das principais crenças nutricionais da Ferrero é que pequenas porções ajudam as pessoas a apreciar seus alimentos favoritos com moderação. A rotulagem de todos os nossos produtos permite que os consumidores façam escolhas informadas e ajuda a garantir que Nutella possa ser desfrutada como parte de uma dieta balanceada.”

Porém, se você der uma olhada no rotulo dos ingredientes da Nutella, e nas suas alegações, verá uma ênfase sobre avelãs e um toque de cacau, mas deixa de mencionar o óleo de palma refinado e uma dose maciça de açúcar. A lista de ingredientes simples contém apenas cinco itens, sendo o maior deles o açúcar!

O rótulo afirma que há 8,5 gramas de açúcar em uma porção de 15 gramas.

Ou seja, mais da metade de qualquer porção é composta de açúcar.

O frustrante é que, com relação à dose de açúcar e o óleo de palma refinado, ambos têm propriedades carcinogênicas conhecidas.

Se você não experimentou uma fatia de torrada com Nutella, você pode não estar perdendo tanto quanto os anunciantes gostariam que você acreditasse.

Açúcar e óleo de palma não fazem parte de um café da manhã saudável

Quanto ao açúcar, sabemos definitivamente que não faz parte de uma dieta equilibrada. A ingesta de açúcar desencadeia opioides naturais em seu cérebro e pode ser tão viciante quanto a cocaína para algumas pessoas.

Ele aumenta o risco de doenças, induz ganho de peso e pode desencadear mudanças comportamentais.

Em relação ao óleo de palma, também conhecido como óleo de dendê, o problema é que trata-se de um óleo vegetal refinado, e esse processo de refino gera contaminantes químicos.

Entre as substancias mais agressivas e que causam preocupação temos:

  • ésteres de ácido graxo glicílico (GE)
  • 3-monocloropropanodiol (3-MCPD)
  • 2-monocloropropanodiol (2-MCPD)
  • ésteres de ácido graxo.

A Ferrero afirma que seu óleo de palma é refinado para tirar a cor vermelha característica e sabor incomum. Assim, ele seria refinado em temperaturas baixas e a mudança desse óleo para um produto não refinado mudaria o sabor… Trazendo também repercussões econômicas para a empresa.

Agora veja: a própria Organização Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) também já se posicionaram sobre o óleo de palma refinado trazer situações de risco para saúde.

Isso fez com que a Barilla também o eliminasse de seus produtos.

Por outro lado, a Unilever e a Nestlé continuaram a incluir o óleo de palma em seus produtos, apesar do relatório acima. No entanto, a Ferrero é a única empresa, até hoje, a montar uma defesa pública desse tipo de uso de óleo de palma, anunciando garantias ao público que seu produto é seguro.

Nutella saudável

A Nutella pode ser facilmente produzida de forma mais saudável, sem aumentar os níveis de insulina, o risco de síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Veja na receita abaixo e faça em casa:

Ingredientes

  • 200 g de avelãs torradas
  • 4 tâmaras se caroço (ou 3 colheres de sopa de xilitol)
  • 4 colheres de cacau orgânico
  • 5 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem orgânico

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos e triture bem até obter uma pasta homogenia. Se quiser obter uma pasta mais liquida, adicione mais óleo de coco.

Coloque a pasta em frascos de vidro e mantenha no refrigerador, de forma que mantenha as suas qualidades. Você terá um alimento tão saboroso quanto e sem prejuízos para sua saúde. Aproveite!

Referências bibliográficas:

  • Nutella, Nutritional Information
  • EFSA.europa.eu May 3, 2016
  • Reuters, January 11, 2017
  • Raw Story, January 11, 2017
  • The Daily Beast, May 21, 2014
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *