Alimentação

Noz-moscada: a Preciosidade em Forma de Saúde

Hoje, a noz-moscada é muito conhecida e utilizada desde a cozinha mais simples até os chefs mais renomados. Mas nem sempre foi assim…

Até o século XIX ela era produzida apenas em um pequeno conjunto de ilhas na Indonésia, e por isso era uma das mais valiosas especiarias da Idade Média e dos períodos das grandes navegações.

Trata-se das sementes do fruto da moscadeira, que depois de secas podem ser trituradas ou “raladas” na hora para temperar os alimentos. Embora tenham sido motivo de disputas nos séculos passados, hoje você encontra em qualquer mercado. E isso é muito bom!

Propriedades da noz-moscada

As principais vitaminas que você irá encontrar na noz-moscada são duas: a vitamina A e a vitamina C. A primeira é um nutriente fundamental para sua visão. Já a segunda, como você deve saber, é incrível para prevenir e tratar gripes e resfriados.

Lembre-se também que nosso corpo não sintetiza a vitamina C. Portanto, precisamos ingeri-la através de uma alimentação saudável e balanceada. A noz-moscada contém ainda sódio, ferro e cálcio.

Há ainda dados que informam que esta semente:

  • Tem ação antifungos
  • Tem ação antidepressiva
  • Contém antioxidantes que ajudam a prevenir doenças e manter sua saúde em dia
  • Ajudam na digestão, principalmente inibindo a formação de gases indesejáveis
  • Segundo uma pesquisa, o extrato da noz-moscada mostrou ação bactericida, com bons resultados contra 3 tipos diferentes de bactérias estreptococos.

Cuidados com a noz-moscada

A noz-moscada é um tempero forte, e quando consumida em excesso, pode causar intoxicação. A melhor forma de uso é como tempero, em algumas pitadas que melhoram o paladar das suas receitas.

Como você vai consumir pouca quantidade, é importante, portanto, mesclá-la com outros alimentos saudáveis e naturais. Agregue aos seus pratos também outras especiarias e faça um combo de boa saúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *