Novo Estudo Reforça: Não Deixe a Máscara de Lado!

A Covid-19 vem avançando a cada dia, e mesmo assim algumas pessoas já estão relaxando na prevenção. Depois de tanto tempo de preocupação, há aqueles que se cansaram inclusive de usar máscara. Mas um novo estudo faz o alerta: mais do que nunca é hora de usá-las!

O que aconteceria com os primeiros países com grande número de infectados se eles não tivessem usado máscaras? É isso o que essa pesquisa responde, e os resultados são surpreendentes!

E se não usássemos máscara?

Pesquisadores de várias universidades americanas se uniram para analisar os dados da China, Itália e da cidade de Nova Iorque. Ao avaliarem as tendências, de acordo com o que já se sabe sobre a propagação do novo coronavírus, eles descobriram que:

  • Se os italianos não tivessem usado máscaras entre os dias 6 de abril e 9 de maio, ou seja, pouco mais de um mês, o país teria 78.000 casos a mais de Covid-19.
  • Em nova Iorque, entre 17 de abril e 9 de maio – menos de um mês – seriam 66.000 casos mais se os cidadãos não adotassem a máscara.
  • O uso de máscaras na China, que já era comum para a proteção contra a poluição, foi apontada como um fator determinante para o controle da doença no país.

Um dos coautores do estudo é o Dr. Mario Molina, professor da Universidade da Califórnia – San Diego, que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1995 pela pesquisa que apontou os perigos para a camada de ozônio. Segundo o Dr. Molina:

“Nosso estudo estabelece muito claramente que o uso de uma máscara facial é útil não apenas para impedir que gotículas infectadas cheguem às pessoas não infectadas, mas também é crucial para essas pessoas não infectadas evitarem respirar as minúsculas partículas atmosféricas (aerossóis) que as pessoas infectadas emitem ao falar e que podem permanecer na atmosfera dezenas de minutos”.

Qual a melhor máscara?

Diante desse estudo, portanto, fica o recado e também o apelo: não deixe as máscaras de lado agora! Elas são baratas e eficazes. Você pode até mesmo fazer em casa!

Já comentei por aqui sobre uma pesquisa que mostrou qual o melhor material para produção de uma máscara. Segundo um estudo Universidade de Chicago, a melhor opção é uma combinação de dois tecidos:

  • Uma camada de tecido de algodão
  • Uma camada de chiffon ou seda natural

Segundo os pesquisadores, agregadas elas são capazes de bloquearem de 80 a 99% das gotículas de água dispersas no ar. Esse percentual é próximo até mesmo das máscaras usadas pelos profissionais de saúde.

Mas se você não tem esses tecidos em casa, não tem problema. O importante é continuar usando máscara, afinal, as pesquisas também mostram que qualquer máscara é melhor do que não usar nenhuma! Vamos ser responsáveis, nos protegendo e protegendo o próximo nesses tempos de pandemia. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link