Bem-Estar

Novas Pistas sobre o Vício em Redes Sociais

Sempre ouvimos falar sobre a possibilidade de vício em redes sociais. Pessoas que tem dificuldades de deixá-los de lado e acabam usando-as de forma prejudicial, sem conseguirem mudar os hábitos. Mas será que se trata de algo real?

Um estudo publicado recentemente sobre o assunto, feito por pesquisadores de vários países e publicado na revista Information Systems Journal, mapeou um pouco dos hábitos dos usuários de redes sociais para responder à questão. Eles descobriram que o vício está relacionado diretamente ao estresse causado por essas redes.

Segundo os pesquisadores, a questão principal está na diversidade de atividades que se pode fazer em uma rede social. É possível, por exemplo, ver o feed de notícias, postar algo, conversar com amigos pelo chat…

Assim, quando o usuário se estressa com alguma delas, pode passar para outra, ao invés de parar o uso. Formas de estresse relatadas são a sensação de invasão de privacidade, mudanças inesperadas na plataforma ou excesso de informações. De acordo com os pesquisadores:

Mesmo quando os usuários são estressados com o uso das redes sociais, eles usam as mesmas plataformas para lidar com esse estresse, se desviando para outras atividades e, finalmente, criando um comportamento compulsivo e excessivo. Como resultado, eles se incorporam ao ambiente de rede social, em vez de se afastarem, e um vício é formado”.

Vício em redes sociais: cuidado com os excessos!

Conforme a pesquisa mostra, a forma como as redes sociais são desenvolvidas acabam tornando-as viciantes. É importante que você tenha consciência disso e aja com moderação.

Outras pesquisas mostram diferentes influências delas para a saúde. Um estudo americano, por exemplo, mostrou que pessoas conectadas a amigos que tinham hábitos pouco saudáveis se viam de forma mais negativa.

Segundo os especialistas, quando a tecnologia passa a interferir e atrapalhar a sua vida off-line, é hora de tomar uma atitude. Neste outro artigo (clique aqui para ver), mostrei algumas situações que podem indicar se você tem esse tipo de vício.

Se você se identificar com pelo menos 5 deles, é um sinal dependência digital. Portanto, fique alerta! E se encontrar dificuldades para sair sozinho do vício em redes sociais ou tecnologia, procure ajuda. Observar-se e cuidar de si mesmo é fundamental para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *