Novas Notícias sobre os Micróbios da sua Boca

Desde criança você ouve conselhos sobre como cuidar bem da sua boca. Os mais comuns são escovar bem os dentes e passar o fio dental. E como algumas informações nos são repassadas sem muita explicação e como verdades universais, nem sempre refletimos o bastante sobre elas.

Mas a ciência nunca descansa, e as pesquisas mais recentes procuram avaliar até mesmo os métodos já consagrados pela prática. O que os pesquisadores da Colorado State University, nos Estados Unidos, concluíram é que há ainda mais motivos para seguirmos essas recomendações de cuidados bucais!

O segredo, segundo eles, está nas bactérias que vivem na sua boca. Esse é um tema muito recorrente nos dias de hoje, da flora intestinal aos micro-organismos de partes distintas do corpo. Já se passou o tempo em que acreditávamos que todos eles nos faziam mal. Na verdade, nós precisamos de algumas bactérias boas em nosso organismo!

Sua boca reflete sua saúde!

Na pesquisa em questão, foram recolhidas amostra de saliva de voluntários, que também responderam a algumas questões sobre estilo de vida e hábitos de saúde. Os pesquisadores então analisaram o DNA dos micróbios encontrados nas amostras e concluíram que esses hábitos estavam diretamente ligados aos micro-organismos.

Os dados mostraram que:

  • Pessoas que usavam fio dental com frequência tinham menos bactérias causadoras de doenças periodontais do que as que não usavam fio dental;
  • Aqueles que iam ao dentista com mais frequência também tinham menos bactérias nocivas na boca;
  • Crianças obesas tinham maior quantidade de bactérias nocivas na boca, fato que liga essa condição a um maior risco de doença periodontal.

Atenção: nem toda bactéria bucal é ruim!

Como sempre, é importante lembrar que se temos bactérias nocivas em nossas bocas, há também as boas. Lembre-se que algumas delas atuam na sua saliva transformando nitrato em nitrito, uma molécula que ajuda no aumento dos níveis do óxido nítrico no corpo. Este último é essencial para a saúde das suas artérias.

É por isso que, como já comentei por aqui, os antissépticos bucais não são uma boa ideia. Eles simplesmente matam todo o microbioma da sua boca. De fato, você extermina bactérias nocivas, mas acaba também eliminando as que fazem um papel importante.

Portanto, o equilíbrio é sempre o melhor. Cuide de sua higiene bucal da maneira tradicional, com escovação e principalmente o fio dental, para evitar a doença periodontal e suas consequências. Fique também atento à sua alimentação, tratando seus microbiomas e sua saúde de dentro para fora! E se ainda assim achar que precisa de um desinfetante bucal que melhore o seu hálito, clique aqui e veja algumas opções naturais incríveis. Elas não lhe trarão problemas e ainda terão outros benefícios para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link