Não se Preocupe se seu Filho é “Desajeitado”…

Quem tem filhos ou é responsável por crianças sabe que, no universo infantil, há aquelas que parecem não levar muito jeito para as atividades físicas.

Às vezes elas passam até por bullying dos coleguinhas, o que felizmente já vem sendo debatido e combatido pelos educadores.

Mas para as mães, pais e responsáveis, o que mais preocupa é se o fato de se mostrarem um pouco desajeitados na hora de fazer exercícios traz algum prejuízo à saúde dos pequenos.

Se esse é o seu caso, confira o que diz uma pesquisa publicada recentemente…

Crianças “desajeitadas” e exercícios físicos

O estudo que comento foi feito por pesquisadores finlandeses.

Eles avaliaram 332 crianças com relação à sua aptidão aeróbica, ou seja, se elas estão “em forma”, a coordenação motora e o índice de massa corporal.

E o que foi descoberto com certeza vai tranquilizar muita gente!

Resumidamente, os pesquisadores afirmam que o coração de uma criança com dificuldades de coordenação motora – aquelas mais “desajeitadas” – pode ser tão saudável quanto o coleguinha habilidoso nos esportes, por exemplo.

Basta, é claro, que elas não deixem de se exercitar.

Mesmo se tiver dificuldades, deve continuar sendo estimulada, tanto para evitar o sedentarismo quanto para melhorar essa coordenação.

“Nosso estudo demonstrou claramente que a aptidão aeróbia não está ligada às habilidades motoras quando a composição corporal é devidamente levada em consideração. 

Além disso, altos níveis de atividade física variada e redução do comportamento sedentário são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras e a prevenção do ganho de peso em excesso desde a infância.” explica Eero Haapala, Ph.D., da Faculdade de Ciências do Esporte e da Saúde da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia.

Outros benefícios da atividade física para crianças

Quando comentamos sobre atividades físicas na infância, estamos falando de todo tipo de exercício que as fazem se mover.

Isso vale tanto para os exercícios coordenados, promovidos pelos educadores físicos nas escolas, quanto para o tempo de lazer, quando elas podem e devem correr, pular e brincar ao ar livre.

Alguns benefícios disso incluem:

1 – Uma mente mais brilhante

Pesquisadores japoneses comprovaram que crianças em idade escolar que se exercitavam mais melhoravam não só seu condicionamento, mas também suas notas!

Os resultados foram ainda melhores naqueles que tinham mais dificuldades em sala de aula.

2 – Maior coordenação vem das atividades espontâneas 

Outra pesquisa finlandesa já tinha mostrado que crianças que vivem em zonas rurais e cidades menores se mantinham ativas com as boas e velhas brincadeiras de rua.

O curioso é que o estudo mostrou que elas tinham desenvolvimento motor até melhor do que as que praticavam esportes organizados. 

Ou seja, a espontaneidade de brincar, correr e pular ao ar livre é ótima para elas.

3 – Melhor saúde cardiovascular

Uma pesquisa feita no Canadá concluiu que quanto mais intensas as atividades das crianças, mais saudáveis eram seus corações e vasos sanguíneos.

E essas atividades intensas, no caso de crianças pequenas, você já sabe quais são – e eu já falei e repito…

Brincar muito e de forma saudável!

Eis o caminho para uma criança supersaudável e com um ótimo futuro pela frente!

Referências bibliográficas:

  • Eero A. Haapala, Ying Gao, Niina Lintu, Juuso Väistö, Anssi Vanhala, Tuomo Tompuri, Timo A. Lakka, Taija Finni. Associations between cardiorespiratory fitness, motor competence, and adiposity in children. Translational Sports Medicine, 2020; 4 (1): 56 DOI: 10.1002/tsm2.198.
  • Toru Ishihara, Eric S. Drollette, Sebastian Ludyga, Charles H. Hillman, Keita Kamijo. Baseline Cognitive Performance Moderates the Effects of Physical Activity on Executive Functions in Children. Journal of Clinical Medicine, 2020; 9 (7): 2071 DOI: 10.3390/jcm9072071.
  • University of Jyväskylä – Jyväskylän yliopisto. “Clumsy kids can be fit too: Aerobic fitness doesn’t go hand in hand with motor skills.” ScienceDaily. ScienceDaily, 19 January 2021.
  • BMC Public Health 2012 12:284
  • International Journal of Environmental Research and Public Health, 2019; 16 (11): 1989
  • Obesity Reviews, 2019; 21 (1).
  • [Alerta] Crianças Estão Fazendo Cada Vez Menos Atividade Física! – www.DrRondo.com

Atividade Física para Crianças e um Coração mais Saudável no Futuro – www.DrRondo.com

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *






















                           Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link