Saúde

Música Clássica tem Efeitos Positivos no Combate à Hipertensão

O que é melhor que uma boa música clássica? Ela simplesmente nos faz viajar, traz boas lembranças, relaxa e nos deixa mais felizes. Já comentei aqui sobre os fantásticos benefícios da música para sua saúde, dentre eles:

  • Combate ao estresse e ansiedade
  • Melhora do humor
  • Melhora do sono
  • Melhore de performance em exercícios físicos
  • Combate da depressão
  • Combate a dores
  • Melhora da imunidade
  • Melhora de habilidades visuais e motoras em crianças

Falei um pouco sobre cada um desses benefícios neste outro post, que você pode clicar aqui para ler mais detalhadamente.

Bom, ao que parece, se você enfrenta problemas de hipertensão, pode também contar com essa doce melodia para lhe dar uma força. Pesquisadores brasileiros e britânicos testaram os benefícios da música clássica para o tratamento da doença.

Um grupo de pacientes foi submetido a uma sessão de música até 1 hora depois de tomarem seus medicamentos. Outro não ouviu música nenhuma. O resultado, como você pode estar imaginando, é que aqueles que foram submetidos à música clássica tiveram uma frequência cardíaca menor.

A explicação para isso, segundo os pesquisadores, é que a música reduz a atividade do sistema nervoso simpático, aquele que controla os batimentos cardíacos.

Hipertensão e medicamentos

Um detalhe importante da pesquisa é que ela se referiu ao uso de medicamentos contra a hipertensão. Por isso, outra hipótese é de que a música também melhorava a absorção desses remédios.

Se você acompanha os artigos aqui do site, sabe o que sempre digo sobre esse tipo de medicamento. Eles podem até ajudar em determinados momentos, mas é importante se prevenir e buscar alternativas naturais.

Uma dica é usar a alimentação correta para regular sua pressão arterial. Vegetais como a beterraba, o hibisco e até alimentos que você nem imagina, como o chocolate e o sal, podem ser uma boa opção quando bem usadas. (Para ver o post onde falo sobre esses alimentos, clique aqui).

Seja como for, algo é certo: a música clássica teve um efeito positivo em pessoas hipertensas. E o melhor: essa dica valiosa é muito simples de ser aplicada no seu dia a dia. Então, o que está esperando? Alimente-se bem, ligue o som e aproveite!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *