Alimentação

Muito Além da Salada! Confira 6 Benefícios do Pepino

O desconhecimento sobre os alimentos que consumimos nos levam a erros comuns. Entendo isso, mas sempre é tempo de saber um pouco mais! Veja o caso do pepino, por exemplo. Ainda tem muita gente que acredita que ele é apenas um bom elemento para saladas…

Ok, realmente ele é, mas é muito mais que isso! Veja abaixo alguns dos principais benefícios:

1 – Proteção contra doença cardiovascular e câncer

O pepino contém lignans, um polifenol único que reduz risco de doença cardiovascular e neutraliza o excesso de estrógeno, protegendo assim contra diversos tipos de câncer – em especial os de câncer, mama, útero, ovário e próstata.

Além disso, contém um fitonutriente chamado aicurbitacins, capaz de inibir o desenvolvimento de tumores.

2 – Vitaminas e minerais benéficos

É excelente fonte de vitamina C, que protege contra gripes e resfriados, vitamina K, que ajuda na coagulação sanguínea e vitamina B5, que auxilia na capacidade do seu corpo de responder a situações de estresse.

Possui minerais como manganês, potássio e magnésio.

3 – Bom para queimaduras solares

Ficou tempo demais ao sol e agora está com aquela queimadura incômoda na pele? Coloque sobre o local uma fatia de pepino. Você sentirá refrescância e alívio instantâneos.

4 – Ajuda a emagrecer

Se você quer perder peso, um dos principais segredos é aumentar a sua ingestão de fibras solúveis e insolúveis. O pepino se enquadra no primeiro caso.

Junte-o com outros alimentos ricos em fibras e você já estará no caminho de ter o corpo saudável que deseja. E tem mais: ingesta de fibra protege a parte cardiovascular, além de reduzir mortalidade por todas as causas.

5 – Ajuda a repor o colágeno

O pepino é uma fonte de glicina, que junto com a prolina beneficiam a produção de colágeno no seu corpo. Ressalto sempre que as melhores fontes para isso são as de origem animal, mas se você é vegetariano ou vegano, fique atento aos vegetais que podem auxiliar nessa produção de colágeno.

6 – Melhora sua flora intestinal

Só de consumir o pepino ao natural, você estará ingerindo fibras, que são fundamentais para uma boa flora intestinal. Mas quer saber mesmo como ele pode dar um verdadeiro upgrade na ecologia dos seus intestinos?

Consumindo-o em forma de conserva! Você adquire bactérias boas, aquelas que fazem o trabalho duro de ajudar na sua nutrição, melhorar sua saúde e auxiliar no emagrecimento.

Como eu disse, o pepino vai muito além da salada! Ele pode ser um aliado valioso para o seu corpo em vários sentidos. Apenas tome cuidado com o excesso de pesticidas, pois este vegetal geralmente figura nas listas de alimentos com maior concentração de químicos.

Portanto, prefira sempre os orgânicos e coloque-os na sua alimentação. Esta é mais uma dica para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *