Alimentação

Muito Além da Pizza: Confira 4 Benefícios Incríveis do Orégano

O Brasil é um dos países onde mais se consome pizza no mundo. E, como acontece em outras receitas, acabamos criando nosso próprio jeito de fazê-la. E uma coisa que nunca pode faltar é orégano. Já reparou? Até em outros lanches o uso do orégano é conhecido por conferir o “sabor de pizza”…

Bom, mas o assunto de hoje não é pizza, muito menos outros alimentos que são questionáveis para sua saúde… Quero falar é especificamente do orégano, essa pequena planta originária da Ásia e do Mediterrâneo.

Você sabia que ela tem vários benefícios para a saúde? Pois é! E a maioria deles é desconhecida pela maioria das pessoas. Como, por exemplo…

1 – Combate à perda auditiva

O orégano pode ajudar a proteger a saúde dos seus ouvidos e, em alguns casos, até reverter a perda auditiva. Ele contém luteolina, um poderoso anti-inflamatório natural, com ação antioxidante, que protege as células nervosas e ciliares dos seus ouvidos contra danos oxidativos.

Outros condimentos com a mesma característica são alecrim, manjericão, salsinha, pimentas e hortelã. Você também encontra a luteolina nos limões, no azeite de oliva e nos vegetais crucíferos.

2 – Combate a gripes e resfriados

Você já ouviu falar do óleo de orégano? Ele é extraído das folhas da planta, e tem diversas utilidades para a saúde. Uma delas é sua ação antimicrobiana, graças à presença de uma substância chamada carvacol. Ela estimula seu sistema imune a lutar contra os causadores das gripes e resfriados.

3 – Uma boa pedida para marinar a carne

Você deve estar se perguntando qual o benefício para a saúde de marinar a carne utilizando o orégano. Pois fique sabendo que não se trata somente de conferir um sabor agradável à sua picanha…

Quando você marina a carne antes de fazer o seu churrasco, protege-a contra as substâncias nocivas que podem se originar da fumaça da churrasqueira ou do aquecimento excessivo na hora do preparo.

A dica é marinar usando uma associação de: suco de limão, pimenta preta, vinagre de maçã, orégano, alho, cebola e até gengibre. E como sempre digo: evite carnes muito passadas, elas são ruins para sua saúde.

4 – Afinador natural do sangue

Remédios químicos para afinar o seu sangue têm efeitos colaterais que podem oferecer grandes riscos. Felizmente existem opções naturais com os mesmos efeitos, caso você realmente precise disso.

Uma delas são os salicilatos, compostos parecidos com a aspirina encontrados naturalmente em algumas plantas, como o orégano.  Uma dieta rica em alimentos que contêm salicilatos pode ajudar a afinar o sangue e evitar coágulos. Além do orégano, outras fontes naturais são café, chá, frutas silvestres, algumas pimentas, gengibre e canela.

Quando você ia imaginar que uma simples plantinha como o orégano era capaz disso tudo, não é mesmo? É muito mais que um tempero. É um Superalimento!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *