Mente Sã, Corpo São: 7 Benefícios do Mindfulness

Você que me acompanha por aqui certamente já viu alguns conteúdos sobre o mindfulness. Trata-se de uma técnica de meditação na qual o indivíduo se concentra, colocando seu foco mental no presente.

O objetivo desse estado é limpar a mente e deixá-la, naquele momento, livre de julgamentos.

A ciência moderna tem atualmente demonstrado que várias técnicas de meditação – alguma delas milenares! – de fato podem nos trazer benefícios para a saúde.

O mindfulness é uma delas. E não estamos falando apenas de saúde mental, mas uma melhora do indivíduo como um todo.

É como diz o velho ditado: mente sã, corpo são!

Agora, veja o que o mindfulness pode fazer por você:

1 – Combate de vícios

Só quem já passou por uma situação de vício sabe como é difícil sair dela. Pode ser no excesso de bebida alcoólica, no cigarro ou em outros hábitos destrutivos… Não importa! É sempre um desafio!

O que as pesquisas indicam é que o mindfulness pode ajudar. A técnica também é chamada de “atenção plena”, na qual você se concentra e entende seus sentimentos e principalmente os desejos!

Essa autopercepção é o primeiro passo para a mudança. A partir dela, você entende quais pensamentos podem estar lhe levando aos desejos destrutivos e viciantes. Uma ajuda e tanto pra quem precisa largar algum vício!

2 – Traumas e eventos estressantes

Pelo mesmo motivo que citei acima, pessoas que passaram por eventos estressantes e até traumas podem também se beneficiar. Nesses casos, o mais difícil é encarar o medo de frente.

Com a atenção plena, você saberá como lidar com aqueles pensamentos que mais o afligem. Este é um passo importante para superar qualquer trauma do passado!

3 – Redução de estresse

Agora que já comentei sobre o tratamento de evento estressantes, fica óbvio que o mindfulness também é ótimo para aliviar o seu estresse. E isso é muito mais importante do que alguns imaginam…

Vivemos em um mundo estressante, e todo esse estresse crônico traz vários prejuízos. O excesso de cortisol, hormônio liberado nesse tipo de situação, pode ser motivo de dores crônicas, dores de cabeça e musculares, doenças cardiovasculares e uma série de outros problemas.

Por isso, técnicas que nos ajudem a ter uma vida mais tranquila e amenizem o estresse são fundamentais!

4 – Redução de sintomas da menopausa

Pesquisa publicada no periódico Climacteric: The Journal of the International Menopause Society comprovou que o mindfulness pode ser útil para amenizar os sintomas da menopausa.

Os pesquisadores avaliaram 1700 mulheres na menopausa. Elas informaram seus sintomas e foram classificadas de acordo com seus níveis de atenção plena.

Ao final, concluiu-se que quanto maior a atenção plena, menos elas sentiam os sintomas!

5 – Redução de ansiedade

Um dos problemas mais comuns hoje, em todo o mundo, é a ansiedade. No Brasil então, a situação é alarmante! Qualquer pessoa que você conversa se considera ansiosa ou ao menos conhece alguém com transtorno de ansiedade.

Pois saiba que assim como outras técnicas de meditação, o mindfulness auxilia a reduzir a ansiedade e até a depressão.

Ao controlar os seus pensamentos e focar no presente, você pode avaliar tanto o passado quanto pensar no futuro, entendendo melhor como se sente em relação a eles. O resultado é um auxílio valioso no combate à ansiedade.

6 – Melhora da saúde cardiovascular

O conhecimento científico já demonstrou por diversas vezes que o estresse crônico também prejudica sua saúde cardiovascular.

Não é à toa que temos visto tanta gente sofrendo com pressão alta, infartos e derrames ultimamente.

Embora isso tenha também outros motivos, como a alimentação ruim e baseada em carboidratos refinados, o estresse tem também papel importante.

Ao reduzi-lo com ajuda do estado de atenção plena, você também protegerá seu coração e sua circulação! Saiba mais sobre meditação e saúde do coração clicando aqui.

7 – Melhora o sono

Os estudos são claros e demonstram que pessoas que praticam algum tipo de meditação, como o mindfulness, dormem melhor. Os cientistas acreditam que o motivo é que as técnicas ajudam a controlar as preocupações.

E quem tem insônia sabe como é… Aqueles pensamentos povoam a mente e fazem você rolar na cama a madrugada toda!

Além disso, quem pratica algum tipo de meditação adquire o treino necessário para atingir estados de relaxamento mais rápido. E então… Boa noite!

Acredito que agora você já tem motivos de sobre para começar a praticar o mindfulness. Se ele não fizer muito o seu estilo, tente outras técnicas de meditação. Elas podem oferecer efeitos similares.

O importante é se sentir bem, reduzir o estresse, melhorar seu dia a dia e buscar uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Garland, E.L., Howard, M.O. Mindfulness-based treatment of addiction: current state of the field and envisioning the next wave of research. Addict Sci Clin Pract 13, 14 (2018). Doi: 10.1186/s13722-018-0115-3.
  • Bishop, S.R., Lau, M., Shapiro, S., Carlson, L., et al. (2004). “Mindfulness: A Proposed Operational Definition”, Clin Psychol Sci Prac 11:230–241.
  • Mindfulness may ease menopausal symptoms. Mayo Clinic. 17 jan. 2019.
  • Regular meditation more beneficial than vacation. Harvard Health Publishing. 26 October. 2016.
  • Translational Psychiatry volume 6, page e880 (2016)
  • Meditar é melhor que tirar férias!www.DrRondo.com
  • Meditar, relaxar e se exercitar. Isso vai mudar o seu DNA!www.DrRondo.com
  • Mindfulness pode Combater os Sintomas da Menopausa – www.DrRondo.com
  • Como a Meditação Protege o seu Coraçãowww.DrRondo.com
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link