Os Melhores (e os Piores) Alimentos para o seu Colágeno

Você é uma daquelas pessoas sempre preocupadas em ter uma pele bonita e saudável, e por isso usa diversos cremes e outros cosméticos com colágeno? Está sempre em busca do produto da moda, esperando uma solução definitiva?

Isso pode até ajudar, mas é importante não se esquecer de cuidar da sua pele de dentro pra fora. Você pode gastar o quanto for em cosméticos, mas se não alimentar da forma correta, estará jogando dinheiro – e saúde – fora!

Há diversos alimentos que apoiam o seu colágeno, e a boa notícia é que eles são deliciosos. Por outro lado, há aqueles que colocam tudo a perder… Vamos descobrir quais são eles?

Alimentos que apoiam o colágeno

Alimentos de origem animal

Alguns alimentos de origem animal são as melhores opções para apoiar a sua pele. Com eles você obtém o colágeno direto da fonte, de forma totalmente natural e eficaz. São itens como:

1 – Brodo de osso

Um caldo ou sopa, feita com ossos de boi, frango ou peixe. Eles devem ser cozidos por um grande período de tempo, o que faz o colágeno se soltar dos ossos, transformando o brodo em uma rica fonte alimentar dessa proteína.

2 – Carne de boa qualidade

Lembre-se de que o colágeno é uma proteína, portanto, elas não devem ficar de lado na sua alimentação. Carne de animais criados a pasto ou de peixes selvagens de águas frias e profundas são suas melhores opções. E não apenas para o colágeno, mas também para toda a saúde.

Alimentos de origem vegetal

Os alimentos de origem vegetal podem não conter o colágeno diretamente, mas contam com uma série de substâncias que apoiam o colágeno e a sua saúde. Assim, são também fundamentais para sua pele.

1 – Vegetais de folhas verde-escuras

Seu corpo só produzirá colágeno adequadamente se você consumir as vitaminas e minerais que atuam nesse processo. É nisso que os vegetais verde-escuros podem ajudar. Brócolis, couve de Bruxelas, aipo, beterraba (incluindo a parte verde), repolho e couve-flor são fontes de vitaminas A, E, C, manganês, cobre e zinco, que ajudam nessa produção.

2 – Família allium

Os vegetais da família allium – alho, cebolas, cebolinhas, alho-poró – são verdadeiros superalimentos para sua saúde. Seu potencial anti-inflamatório e antioxidante apoia as funções do organismo e consequentemente dão suporte ao colágeno.

3 – Especiarias e ervas

Outras ervas e especiarias, sejam elas usadas como temperos ou de forma medicinal, tem função similar. Do lado dos temperos temos açafrão, gengibre, cravo, canela, alecrim, salsa, tomilho, sálvia, orégano, pimenta Caiena, pimenta preta, manjericão e hortelã, só para listar algumas. Elas combatem a inflamação no seu corpo – algo com o que todos que querem uma pele bonita e saudável devem se preocupar.

Certos fitoterápicos também ajudam por terem ação antioxidante. Alguns deles são usados há milênios, como ashwagandha, ginseng asiático, rodióla e astrágalo. De fato, as populações tradicionais mais antigas sabiam o que estavam fazendo!

4 – Frutas com poder antioxidante

As frutas vermelhas, também chamadas de “berries”, e as fruas cítricas, são ótimas pedidas pelo seu potencial antioxidante. Elas reduzem os marcadores de estresse oxidativo e combatem os radicais livres. Mas lembre-se que algumas delas contêm bons níveis de frutose, então o mais indicado é que você as use em smoothies verdes.

Bata-as em um liquidificador de alta potência com vegetais verde-escuros de sua preferência. Assim você terá não apenas um combo de saúde para a pele, mas também consumirá uma boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais.

Outros alimentos

Há ainda alguns alimentos com o mesmo potencial dos citados até agora. Eles são deliciosos e tenho certeza de que você irá se surpreender com alguns. O que poderia ser melhor que isso?

1 – Chá verde

O chá verde é uma das melhores bebidas para a saúde, e cada vez mais as pesquisas científicas encontram novos benefícios. Mas o mais conhecido é seu potencial de combate a inflamação, algo que prejudica a sua pele.

2 – Vinho tinto

Difícil encontrar alguém que não ame um bom vinho tinto! Pois saiba que ele também tem alto potencial anti-inflamatório. Além disso, contém resveratrol, uma substância que protege a saúde cardiovascular.

Como trata-se de uma bebida alcóolica, sempre é bom lembrar: consuma com moderação. Estou falando de uma taça ao dia. Mais do que isso pode acabar lhe trazendo prejuízos. Fique atento também à qualidade do vinho que está levando pra casa.

3 – Chocolate escuro

Depois do vinho, chocolate? Você pode até achar estranho, afinal, essas não são recomendações tão comuns de se ouvir por aí… Mas tudo depende da forma como você consome!

Nem todo chocolate é igual. O chocolate que pode apoiar sua saúde e seu colágeno é o escuro, com pelo menos 70% de cacau, de preferência orgânico e sem açúcar. Além de também ter ação antioxidante, esse tipo de chocolate contém minerais como zinco e manganês, cofatores para a produção de colágeno.

4 – Cogumelos

Também apoiam a saúde da pele pelo potencial antioxidante. Alguns, como o Portobello e o reishi, combatem radicais livres prejudiciais.

5 – Gorduras saudáveis

Já se foi o tempo que todas as gorduras eram consideradas alimentos ruins. Algumas delas, como óleo de coco, azeite extravirgem, manteiga de animais criados a pasto e GHEE são ótimas para você, pois ajudam no controle de apetite e na absorção de nutrientes.

Alimentos que destroem o seu colágeno

Nem tudo são flores… Agora que você já sabe quais alimentos ajudam no suporte da produção de colágeno, é hora de saber o que evitar. Certos alimentos são verdadeiros destruidores de colágeno e da saúde de uma forma geral. Alguns exemplos são:

1 – Frituras em óleos vegetais ruins

Óleos vegetais como os de soja, canola e milho são péssimos para sua pele, pois eles são altamente pró-inflamatórios. E não é só seu colágeno que é prejudicado, mas toda a saúde!

2 – Carboidratos refinados

Corra de alimentos industrializados e refinados, em especial os carboidratos. Eles estão cheios de açúcar e produtos químicos que reduzem a concentração de colágeno nos tecidos. Além disso, aumentam o seu risco das doenças do mundo moderno, como diabetes, obesidade e danos cardiovasculares.

3 – Sucos adoçados e refrigerante

Eu sei que você já sabe que os refrigerantes são péssimos para a saúde, mas muitos se esquecem que alguns sucos também são! Eles são fontes de carboidratos refinados, aumentando tanto sua insulina como os processos inflamatórios que prejudicam o colágeno e a pele.

Portanto, se você quer manter uma pele bonita e saudável, lembre-se do tratamento de dentro pra fora, fazendo do alimento o seu cosmético! O que você come e o que evita pode fazer a diferença para os níveis e qualidade do seu colágeno. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link