Dieta

Melhore a Perda de Peso com o Vinagre de Maçã

Seja uma decisão de Final de Ano, para entrar no vestido de casamento futuro, uma preparação para passar o verão confortavelmente em seu biquíni, ou qualquer outra razão que você possa escolher para perder peso sem gastar milhões, o vinagre de maçã pode ter efeitos dramáticos.

A maioria das pessoas cita os quatro obstáculos seguintes na obtenção e manutenção da perda de peso:

  1. Não conseguir controlar a fome / os fortes desejos
  2. Ter um apetite insaciável
  3. Falta de energia
  4. Um metabolismo lento

Os elementos naturalmente encontrados no vinagre de maçã podem te ajudar a superar cada um dos desafios acima.

Como o vinagre de maçã beneficia o emagrecimento

  • aumentando a saciedade e reduzindo a quantidade total de alimentos consumidos.
    eleva a taxa metabólica e promove a dissolução de gordura, pela presença do ácido acético.
  • ativa genes desencadeantes que iniciam a capacidade das enzimas de quebrar a gordura, o que evita o aumento de peso.
  • melhora a sensibilidade à insulina, reduz a glicemia e reduz o depósito de gorduras, sendo útil na prevenção da síndrome metabólica, reduzindo a obesidade.
  • eleva o potássio, com isso a pessoa come menos, pois não tem a sensação de fome, e reduz a retenção hídrica indesejável, diminuindo o abdome. O potássio age no corpo compensando o sódio, que é outro fator que pode causar a retenção de água e a sensação de inchaço.
  • equilibra o seu pH, o que permite uma melhor produção de ácido hidroclorídrico, aumentando a absorção nutricional de elementos importantes na queima de gordura e geração de energia.
  • aumenta as bactérias intestinais, o que ajuda na perda e controle de peso.
  • por ser rico em pectina, uma fibra solúvel, promove a sensação de saciedade, inibindo o apetite. É por isso que o uso de vinagre de maçã meia hora antes das refeições reduz o apetite e induz ao melhor funcionamento intestinal, consequentemente agindo no processo de emagrecimento.

Veja alguns estudos que suportam essas afirmações

O Journal of Agriculture and Food Chemistry publicou um estudo realizado em ratos, os quais foram alimentados com uma dieta rica em gordura juntamente com o ingrediente ativo no vinagre de maçã: ácido acético.

No final houve uma redução de 10% no peso corporal dos ratos que usaram o vinagre de maçã comparado com grupo controle.

Um estudo duplo-cego realizado no Japão, avaliando peso corporal, medida da cintura e índice de massa corporal (IMC) dividiu os pesquisados em três grupos: durante 12 semanas, membros de um grupo beberam 15 ml de vinagre de maçã, um grupo teve uma bebida com 30 ml e o terceiro grupo tomou uma bebida sem vinagre de maçã.

Resultado: o grupo que bebeu o vinagre de maçã apresentou menor peso corporal e gordura abdominal, medidas menores da cintura e triglicerídeos mais baixos em comparação com os outros.

Em outro estudo, quando os voluntários consumiram uma pequena quantidade de vinagre de maçã juntamente com uma refeição com alto teor de carboidratos, eles consumiram menos comida pelo resto do dia. A redução equivalia a cerca de 200 a 275 calorias por dia – um montante que resultaria em uma perda mensal de peso de até 750g.

Além disso, pesquisas separadas descobriram que o uso de vinagre de maçã junto com o pão não apenas reduziu as respostas de glicose e insulina, mas também aumentou os níveis de saciedade.

A classificação de saciedade foi diretamente relacionada ao nível de ácido acético no vinagre.

Portanto, incluir o vinagre de maçã no seu plano de perda de peso é, além de fácil de fazer, realmente eficaz.

Como preparar cada dose do vinagre de maçã:

  • 1 copo de água
  • 2 a 3 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Beba essa mistura até cinco vezes por dia: antes das refeições, café, almoço e jantar, e às 10 h e 16h, para desfrutar do máximo dos benefícios à saúde que podem auxiliar na perda de peso.

Referências bibliográficas:

  • CNN Health 2016, Dec 22
  • J Agric Food Chem. 2009,57(13),5982-5986
  • Biosci Biothechnol Biochem. 2009 Aug;73(8):1837-43
  • J Am Diet Assoc. 2005 Dec;105(12):1939-42.
  • Eur J Clin Nutr. 2005 Sep;59(9):983-8.
  • E-Book – Vinagre de maçã: o líquido dourado
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER
close-link